Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 7546, publicada em 12/11/2008.


:Divulgação

"O cinema nacional vai estar mais perto de você", diz o slogan da campanha publicitária

Joinville não participa da 1ª etapa do Mês do Filme Nacional

Carolinne Sagaz


Depois de perder a primeira etapa, Joinville participará apenas semana que vem do Mês do Filme Nacional, projeto que utiliza subsídios do governo para baratear o ingresso de filmes nacionais. A promoção da Ancine (Agência Nacional do Cinema) é válida entre segunda e quinta-feira da segunda e terceira semanas de novembro (de 10 a 13 e de 17 a 20). Nesse período, as sessões de filmes brasileiros dos cinemas participantes custam R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia entrada). No total, são 27 títulos nacionais sendo exibidos em 77 cidades do país, cinco em Santa Catarina (Joinville, Blumenau, Balneário Camburiú, Florianópolis e Tubarão).

Os Joinvilenses poderão assistir a apenas um filme brasileiro: “Era uma vez”, do diretor Breno Silveira, será exibido a partir do dia 17 em uma das duas salas da Arcoíris, no shopping Cidade das Flores. Mário Luiz dos Santos Filho, auxiliar administrativo da exibidora, explicou que a empresa responsável pela distribuição de “Era uma vez”, a Columbia Pictures, não disponibilizou películas para Joinville esta semana. Ele acredita que os filmes brasileiros são distribuídos de forma ineficiente: “'Bezerra de Menezes – Diário de um espírito', por exemplo, tem 52 cópias para mais de 2.500 salas no país”. Além da pouca distribuição, há os “blockbusters”, que dão mais lucros aos envolvidos com cinema e não cedem espaço para as obras nacionais. “Não posso tirar '007 – Quantum of solace' de cartaz”, disse Mário Luiz, explicando porque apenas uma sala participará da promoção.

“Era uma vez” é um drama, de 118 minutos, que aborda preconceitos sociais a partir da história de Dé, um vendedor de cachorro-quente que se apaixona por Nina, filha única de pais ricos. Os horários de exibição ainda não foram divulgados pela Arcoíris.


A equipe da Revi fez várias tentativas de contato com a GNC, desde segunda-feira, para saber o motivo de nenhuma sala da distribuidora em Joinville participar da promoção. Porém, até o fechamento da matéria, a empresa não havia respondido.

Comentários dos leitores
 

  • 1-/-1/2008 -

    Silnei []:

     

     

    Não nos preocupemos: 'Ensaio sobre a cegueira' finalmente estréia em Joinville. Talvez para compensar a ausência da cidade no projeto de valorização do cinema nacional, a cópia que será exibida aqui é dublada...

  • 800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.