Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 7155, publicada em 02/10/2008.


Pesquisa gera boas expectativas para turismo em Joinville

Tuane Roldão


Com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos turistas e o comportamento de consumidores dos eventos na cidade, a Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville (Promotur), em parceria com o Joinville Costa de Encanto e Convention & Visitors Bureau (JCECVB) e a Univille, realizou uma pesquisa, que teve os dados divulgados ontem (1° de outubro). Iniciada em junho de 2006 e encerrada em agosto de 2007, apontou, entre as conclusões, o “enorme potencial da cidade” no que se refere ao turismo de negócios e eventos. Dois modelos para a coleta de dados foram utilizados: um formulário aplicado face a face aos participantes dos eventos e um questionário respondido por escrito pelos expositores.

Nove eventos foram analisados: 36ª Assembléia Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (Samae), 24° e 25° Festival de Dança de Joinville, 2ª Festa das Tradições de Joinville, XVII Reunião Internacional de Associação para a Cooperação em Pesquisas de Bananas no Caribe e na América Tropical (Acorbat), 68ª Festa das Flores, 23ª Jornada Sul-brasileira de Cirurgia Plástica, XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), IV Congresso Brasileiro de Saúde Cultura de Paz e Não-Violência e o VIII Congresso Nacional Intermodal dos Transportes de Cargas. Todos eles aconteceram no Pavilhão de Exposições da Expoville e no Centreventos Cau Hansen.

Mais de duas mil pessoas responderam à pesquisa: 770 homens e 1.274 mulheres. A faixa etária mais representativa do público pesquisado ficou entre 21 e 40 anos de idade, com 34% dos entrevistados, seguida pelo grupo que pertence à faixa dos 41 aos 50 anos. Conseqüentemente, a média ponderada de idade dos participantes é de 36,7 anos, o que sinaliza a participação de pessoas da faixa etária economicamente ativa. Dos participantes, 96,9% residem no Brasil. Porém, houve um único evento internacional pesquisado, o que evidencia uma baixa oferta de eventos que abrangem o público vindo do exterior. O maior número de turistas foi de Santa Catarina, seguidos pelos paulistas e paranaenses.

Em média, os turistas permaneceram por 5,2 dias em Joinville, com um gasto de R$ 577,95 ao dia, cada um. Segundo a pesquisa, a média ponderada da renda mensal é de 6,3 salários mínimos, mostrando um bom poder aquisitivo por parte dos visitantes. Os comentários de amigos e parentes, item citado por 30% dos entrevistados, foi a principal maneira de como o público participante tomou conhecimento dos eventos, seguido pela divulgação via televisão. Quarenta e um por cento dos entrevistados ficaram hospedados em hotéis, 36% utilizaram ônibus como meio de transporte para chegar à cidade e 40% possuem curso superior.

Em relação aos atrativos e equipamentos (infra-estrutura turística), os resultados foram favoráveis. Hospedagem, gastronomia, sinalização, limpeza pública, e comércio são alguns dos fatores bem vistos pelos turistas. Passeios ao shopping center, cinema, compras, parques de diversão, teatros e shows enquadram-se no item entretenimento, com 64% das pessoas o colocando entre bom e ótimo. Em termos da obtenção de informações sobre a cidade, 38% dos entrevistados consideraram o serviço bom e 30% o acharam ótimo. Para metade do público pesquisado, os joinvilenses são ótimos no que diz respeito à hospitalidade.

Alguns serviços não obtiveram opinião por cerca de metade do público: transporte urbano, serviço de táxi, vida noturna, parques, praças e áreas naturais, museus e espaços históricos, parques temáticos e lazer. Dos entrevistados, 65% disseram não terem tido tempo para conhecer a cidade e 97% afirmam que pretendem voltar. Com o resultado da pesquisa, a Promotur sugere a criação de um city tour, para estimular o turista a freqüentar os demais atrativos de Joinville.

Clique aqui e confira todos os gráficos da pesquisa.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.