O Bom Jesus/ Ielusc ficou em 91º lugar entre as 1.144 instituições de sua categoria no ranking nacional divulgado nesta segunda-feira pelo MEC. O estudo faz parte do Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC), novo método para classificar a qualidade do ensino superior no país.
Cada instituição foi pontuada numa escala de 0 a 500. O Bom Jesus/Ielusc recebeu nota 289, assumindo a liderança em Joinville e superando instituições de maior porte. A Univille somou 269 pontos e ficou em 77º lugar entre as universidades. Na categoria das faculdades, o Instituto Superior Tupy somou ocupou a 388ª posição, com 230 pontos. Seguem-se a Faculdade Cenecista de Joinville (206 pontos e 613º lugar) e a Anhangüera (ex-Iesville), com 164 e na 962ª colocação.
O desempenho do estado também foi destaque: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) foi o primeiro colocado dos 131 centros universitários do país. Udesc e UFSC conseguiram o 13º e 14º lugares entre as 173 universidades.
Na avaliação, foram considerados os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (conceito IDD), além de aspectos como corpo docente e estrutura física. Nos próximos 12 meses, os resultados serão utilizados pelo MEC no processo de recadastramento dos cursos.
Confira a pontuação e colocação de todas as instituições no site do MEC.