Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 6964, publicada em 08/09/2008.


:Carolinne Sagaz

Obra surgiu de uma pesquisa de mestrado

Livro estuda 120 rádios comunitárias em SC

Carolinne Sagaz


“Gestão e Mediações nas Rádios Comunitárias – um panorama do estado de Santa Catarina” chegou semana passada à biblioteca Castro Alves, doado pela Unochapecó. O livro foi publicado, em 2008, pela Argos, editora da instituição. A obra surgiu de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2003 e 2005, intitulada “Gestão e mediações nas rádios comunitárias de Santa Catarina – limites e possibilidades educativas”. A autoria é da mestra em educação e comunicação Terezinha Silva.

O estudo feito pela autora registrou, no segundo semestre de 2003, 120 emissoras de rádio de baixa potência em funcionamento no estado. O objetivo era analisá-las partindo da perspectiva de produção: como surgem, de que forma sobrevivem, em que nível contribuem social e culturalmente. “A rádio local, de pequeno porte e de fácil operação, pode funcionar muito bem como uma mídia adequada para o desenvolvimento de práticas educativas e culturais que envolvem o público e personalidades políticas, culturais e artísticas da cidade”, diz a professora do Centro de Ciências de Educação da UFSC, Maria Luiza Belloni no prefácio.

As 290 páginas são divididas em três capítulos. No primeiro, intitulado “Radialismo Comunitário: tradição e pertinência em um novo contexto”, Terezinha apresenta os modelos teóricos utilizados para indicar o papel educacional das emissoras analisadas. “Rádios comunitárias: objetos de estudo” fala sobre fatores condicionantes da gestão e produção desse tipo de mídia. Quatro são destacados: normativa jurídica, economia local, política e associativismo civil e afirmações identitárias. Por último, “As seis experiências” mostra os resultados de uma pesquisa qualitativa feita com uma rádio de cada região do estado, enfatizando a suas formações e processos de manutenção.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.