Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 6701, publicada em 13/08/2008.


:Arquivo Revi/ Jessé Giotti

Presidente da Fenaj: campanha nacional para sensibilizar STF

Sérgio Murillo debate questão do diploma no Ielusc



O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas e professor licenciado do Ielusc, Sérgio Murillo, participa do debate sobre o futuro da profissão do jornalista nesta quinta-feira, 14 de agosto, às 19h, no auditório. O encontro faz parte da Semana Nacional de Luta, de 11 a 15 de agosto, em defesa do diploma e da regulamentação profissional dos jornalistas, mobilizada pela Fenaj. O objetivo do movimento em todo país, de acordo com informações da entidade, é sensibilizar os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgarão o Recurso Extraordinário 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão. A discussão sobre esse assunto teve início em 2001, com uma decisão da juíza Carla Rister, de São Paulo.

A primeira idéia do curso de Jornalismo era realizar uma audiência pública na Câmara de Vereadores, que já havia sido aprovada em plenário. No entanto, a Justiça Eleitoral proibiu todas as sessões especiais e audiências públicas naquele espaço público, alegando que isto causaria desigualdade na disputa entre os candidatos à eleição municipal 2008.

Na sexta-feira, 15 de agosto, às 14h30, no terminal urbano, no centro de Joinville, os jornalistas entregam o Manifesto em Defesa da Profissão e colhem abaixo-assinado. O objetivo, diz o diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Hilton Maurente, é informar a população sobre o que está acontecendo na profissão. Todos os profissionais e estudantes estão convidados a comparecer no ato.

Leia o Manifesto à Nação divulgado pela Fenaj

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.