O jornal A Notícia do último dia 29 de maio publicou trechos das justificativas de cada vereador que votou sobre o aumento do número de vagas na Câmara de Joinville. O presidente Fábio Dalonso (PSDB) teve a seguinte opinião: “Eu vou conforme a legalidade do projeto. Temos que observar que se a população baixar, também teremos menos vagas”.
A Revi ouviu três parlamentares, inclusive Dalonso, a respeito do comentário, do aumento de vagas e dos 36% de reajuste no salário deles.
Ouça trechos das entrevistas com os vereadores clicando nos links.
Fábio Dalonso (PSDB)
Explicou o projeto e que catástrofes poderiam diminuir a população joinvilense. Falou sobre a ida a Brasília para barrar o projeto que iria aumentar para 25 o número de vereadores em Joinville, porém, com o mesmo orçamento. Dalonso também deu detalhes de como resolveram aumentar o salário em 36%.
1- Por que o aumento de vagas? Ouça
2- É possível diminuir o número de habitantes em Joinville? Ouça
3- Mas se for com o mesmo orçamento, número de vereadores não aumenta. Ouça
4- “Vereadores não aumentaram o próprio salário” Ouça
Adílson Mariano (PT)
O único parlamentar que votou contra o aumento de vaga e um dos dois que não foram a favor do reajuste no salário, Mariano justifica o voto, diz que Câmara é ilusão para o povo e opina como o povo deve usar o poder que possui.
1- “O fato de ter um a mais ou um a menos não vai mudar nada.” Ouça
2- Da diminuição da população à desconstrução da “ilusão”. Ouça
3- Como evitar o aumento de salários dos políticos e outras barbaridades. Ouça
Lauro Kalfels (PSDB)
Outro discurso que chamou atenção foi o de Lauro Kalfels. O vereador defende o sistema de cada bairro ter um vereador. Explicou como funciona o voto distrital e como seria aplicado em Joinville, além de opinar sobre a possível diminuição no número de habitantes da cidade.
1- Como funciona o voto distrital. Ouça
2- Em Joinville, um detalhe seria diferente no sistema de voto distrital. Ouça
3- É possível a população de Joinville diminuir? Ouça
Povo
Clique aqui e ouça a opinião das pessoas nas ruas de Joinville a respeito de como o número de habitantes poderia diminuir.
Acompanhe aqui a tarde do trabalhador que vai à Câmara de segunda à sexta