Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 5944, publicada em 16/04/2008.


:Carolina Wanzuita

As fotos de Ricardo Schetty dão aspecto quase humano às bonecas

Barbie retorna à cidade e celebra diversidade cultural

Carolina Wanzuita


Com a exposição “Barbie na moda: do antigo Egito ao século XXI”, do colecionador Carlos Keffer, as bonecas já haviam visitado a cidade no ano passado. Desta vez, elas vêm a Joinville – novamente na praça de eventos do Shopping Mueller – vestindo trajes típicos orientais, europeus, africanos e brasileiros. A mostra “Barbie pelo Mundo – Celebrando a Diversidade Cultural” iniciou dia 15 de abril e vai até dia 4 de maio.

A popularidade da Barbie é universal. Desde que foi lançada, em 1959, é símbolo de consumismo, inspiração para a moda e até um estilo de vida – as conhecidas “patricinhas” não negam o estilo Barbie ao se preocuparem excessivamente com a beleza.


O que se vê na exposição é uma viagem pelas etnias através da variedade de traços em cada boneca, roupas tradicionais e penteados típicos de cada região. São 101 peças vestidas com figurinos usados em mais de 70 países, em ocasiões especiais como festas comemorativas, celebrações ou rituais religiosos. Todas as bonecas estão acompanhadas de um breve texto sobre a nação que representam.

As Barbies estão divididas em nove grupos temáticos: Oriente 1, Oriente 2, América do Norte, América Latina, Nação Brasil, Festas do Mundo, Europa, África e África do Sul. No espaço Nação Brasil, por exemplo, a mulher brasileira está representada em dez modelos diferentes, entre elas a gaúcha, a caipira, a carioca, a paulista, a pernambucana, a mineira e a baiana. Dez fotografias produzidas por Ricardo Schetty acompanham cada grupo de bonecas. No meio da exposição, encontra-se em destaque a Árvore da Paz, símbolo de confraternização e tolerância entre as nações.

A mostra é um conjunto de peças fabricadas pela Mattel. Ricas em detalhes, desde o formato especial para cada face até os ornamentos identificando as regiões, as bonecas são um convite para mergulhar nas peculiaridades de vários lugares do mundo por meio das cores e estilo especiais de cada uma.

Leia também a matéria da primeira exposição

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.