Na última temporada de monografias, apenas um aluno tirou nota 10: o estudante de publicidade e propaganda Rodrigo Barbosa. Ele provou que a nota foi merecida no dia 16 de novembro, há menos de uma semana, quando foi aprovado no programa de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB). Havia somente quatro vagas para o mestrado em Teorias e Tecnologias da Comunicação (linha de pesquisa na qual Rodrigo concorreu). O estudante ainda lembra “que o programa não tem a obrigação de preencher o total de vagas, caso julgue que os candidatos estão aquém do esperado”.
Rodrigo conta que a monografia “Pirataria Online: sistemas emergentes, jogo e dádiva”, que recebeu a nota máxima no Bom Jesus/ Ielusc, suscitou-lhe outros questionamentos, mas, ainda assim, o novo projeto será baseado, a princípio, “nas leituras, na base teórica e na experiência adquirida na monografia”. O projeto de mestrado, segundo Rodrigo, é uma proposta, pois certamente será aprimorado.
Em síntese, ele pretende discutir como se dá a interação nos sistemas colaborativos da web, partindo do pressuposto de que tal interação constrói identidades "ou um certo contrato de leitura", diz, citando o conceito de Eliseo Verón. O título do trabalho é “Interatividade e sistema em comunidades da Web".
O estudante é arquiteto da informação e assistente de criação na área de desenvolvimento para a web. Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de Rodrigo, entre no blog do rodrigobarba.