Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 1544, publicada em 25/10/2005.


:Divulgação/ Record

Amorim e seu livro

Paulo Henrique Amorim é contra o diploma de jornalista

Erivellto Amaranth


“Tudo que o jornalista precisa saber ele aprende em três meses. Ler Kant é mais importante que estudar em uma faculdade de jornalismo”, afirmou o jornalista Paulo Henrique Amorim com exclusividade à Revi. A declaração provocou polêmica entre os jornalistas e estudantes de três faculdades de comunicação de Santa Catarina que acompanhavam a entrevista coletiva. Amorim esteve em Joinville no sábado, 23 de outubro, lançando o livro “Plim-Plim – A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral".

O autor

Atualmente, Paulo Henrique Amorim apresenta, ao lado da jornalista Patrícia Maldonado, o “Tudo a Ver”, exibido na TV Record, de segunda à sexta-feira, a partir das 17h30. “Eu e a Patrícia trabalhamos muito, mas quando o programa vai ao ar, a gente começa a se divertir.” Segundo ele, o programa é inovador e o formato o deixa muito à vontade. Paulo Henrique foi pioneiro em quase todos os projetos em que esteve à frente: primeiro correspondente da Veja em Nova York; abriu o escritório da Globo, na Big Apple; iniciou as coberturas em tempo real para WebTV, no antigo ZAZ. Sua primeira cobertura foi do levante gaúcho, em 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou soldados e jornalistas para garantir a posse do vice, João Goulart.

O livro

“Plim-Plim – A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral” foi escrito por Paulo Henrique Amorim e Maria Helena Passos. A obra traz a história da fraude nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982. Naquela época, a Globo decidiu eleger Moreira Franco (PDS) “de qualquer jeito”. Na madrugada, Leonel Brizola (PDT) recebe ligação revelando que vão roubar dele o resultado. Bicheiros cariocas convidam fiscais de juntas apuradoras a fazer vista grossa. O escândalo Proconsult cresce. Bem, para saber como essa história acaba, o jeito é comprar o livro que já está à venda nas livrarias.

Multimídia

> Ouça a entrevista com Paulo Henrique Amorim

Leia também

> Jornalistas garantem manutenção do diploma

Interatividade

> Blog da Revi: Acesse e deixe a sua opinião

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.