Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 27 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 1238, publicada em 16/06/2005.


:Jessé Giotti

Papo de admirar, pátio de varrer

Carolina Burg


Ao todo são 13 funcionárias que trabalham na limpeza do campus central do Bom Jesus/ Ielusc. Divididas em três turnos, elas começam às 5 horas e só param às 23 horas. Quem inicia logo cedo sai por volta das 14 horas. Às 11h30 começa o 2º turno e continua até as 20h30. As últimas a irem embora começam quando termina o primeiro turno. Cada horário tem dois intervalos de uma hora para almoço e lanche, ou lanche e janta.

A mais antiga faxineira faz 11 anos de casa neste ano. Chama-se Vinilda Spiller Sé. Ela já trabalhou na limpeza do jardim, do maternal, de todas as fases até ficar somente com o ensino médio e faculdade que hoje funcionam no campus do centro. “Agora estamos no céu”, comenta Vinilda. Ela conta que antes o serviço era mais pesado. Era necessário esfregar paredes pintadas de giz de cera e tinta guache, por exemplo.

Já a mais nova funcionária, Alzira Francener, tem apenas quatro meses de casa.

A maioria das funcionárias sequer terminou a 4ª série. Muitas não sabem ler e escrever bem, pois estudaram até a 2ª série.

Qual o pior dia da semana para se trabalhar? Elas conversam e chegam à conclusão de que quinta-feira é o dia mais pesado por conta da lavação intensa das escadarias e banheiros. Sábado ainda foi considerado ruim, pois começam às 5 da manhã. Foi unânime a resposta para a pergunta sobre qual o serviço elas mais gostam: varrer o pátio.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.