Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 1144, publicada em 19/05/2005.


Radialista atacou instituição baseado em informação falsa

Daisy Trombetta

A carta enviada pela instituição a Toninho Neves foi lida por ele no programa Primeira Página, veiculado na Rádio Colon em Joinville, da última sexta-feira (20/05/2005). O apresentador leu o documento na íntegra, mas não fez nenhum tipo de comentário, sequer admitindo o erro cometido. A leitura ocorreu simplesmente como direito de resposta. Os argumentos utilizados por Toninho para atacar a instituição não foram utilizados da mesma forma na hora de admitir o erro: atacar sem previamente checar a informação.

As críticas formuladas pelo radialista Toninho Neves ao Bom Jesus/ Ielusc, veiculadas em seu programa na última segunda-feira (17/05/2005), foram respondidas pelo pastor Tito Lermen, diretor-presidente da instituição, em carta enviada à emissora e ao jornal A Notícia. Toninho dissera que “um cursinho” de Joinville estava formando “jornalistas medíocres e frustrados”. Na carta, o pastor afirma que o Ielusc, como único curso superior de jornalismo da cidade, refuta a “tentativa de desqualificar” a instituição, cuja história está amparada “numa experiência secular com a educação na sociedade joinvilense”.

A revolta de Toninho Neves teria surgido depois da leitura da uma carta publicada no jornal A Notícia do dia anterior e assinada por Juliano André Medeiros de Souza. O autor ataca a programação das rádios de Joinville e denuncia a imparcialidade dos locutores: “Há muito tempo jogaram a ética na vala. Além de serem bocas-de-aluguel de políticos como prefeitos e vereadores, não fazem nada além de lerem a notícia de jornais locais”.

Sem se dar ao trabalho de checar a informação — prática elementar do jornalismo — Toninho disse que Juliano teria se formado no Ielusc, dado que não corresponde à verdade. Em contraposição a esse procedimento, a carta do pastor Tito lembra ao radialista um dos pressupostos do Bom Jesus/ Ielusc: “Qualificar o mercado profissional formando cidadãos éticos e de elevada consciência sobre o papel que os meios de comunicação têm no contexto da sociedade contemporânea”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.