Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 9777, publicada em 14/06/2010.


: Mauro Artur Schlieck

Prefeito Carlito Merss abriu o evento

Joinville é sede do 2° Fórum Estadual de Museus



Começou nesta segunda-feira, em Joinville, o 2° Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina. O evento acontece até quarta-feira (16), no Centreventos Cau Hansen, debatendo o tema “Patrimônio Cultural, Museus e Direitos Humanos”.

O encontro pretende desenvolver as percepções do ser humano por meio do reconhecimento dos patrimônios materiais e imateriais, dos bens culturais, documentos contidos nos espaços de memória e acervos de museus, e dos relatos e inúmeros fazeres de uma sociedade tão rica e diversificada culturalmente, como a catarinense.

Outro objetivo do fórum é promover a atualização de informações da política pública federal, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Estatuto de Museus e da Política Estadual de Museus (PEM), estabelecidos no 1º Fórum Estadual de Museus, realizado em 2005. As diretrizes propostas pela PEM serão debatidas em grupos de discussão.

A abertura do evento, que ocorreu neste dia 14 de junho, foi marcada pela presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior.

O 2º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Sistema Estadual de Museus (SEM-SC), em parceria com a Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Instituto Luiz Henrique Schwanke, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site da FCC.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.