Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 04h12min   <<


chamadas

Matéria 9741, publicada em 31/05/2010.


Mesas-redondas abordam cultura, política e saúde

Izani Mustafá *



Monteiro Lobato, juventude e política, cenário teatral em Joinville, saúde dos animais e música em Joinville foram os temas das cinco mesas-redondas produzidos pelos estudantes do 7º período. Esse gênero é um dos cinco elaborados nas aulas de Produção e Difusão em Rádio II, e cada equipe define a pauta, convida pelo menos duas pessoas da comunidade para conversar sobre o assunto e elabora as perguntas e o roteiro do programa que vai ao ar na Rádio Poste Ielusc, à noite, no intervalo da aula.

A mesa-redonda deve proporcionar ao ouvinte os prós e contras de um tema, de maneira discursiva para ser defendido pelos convidados sob o comando de um mediador, com uma postura imparcial. Neste primeiro semestre de 2010 a turma alcançou os objetivos ao organizar os programas dentro do tema transversal do curso de comunicação: Memória e narrativa. O grupo formado pelos alunos Jacqueline Vasconcelos, Ariele Cardoso, Juliano Reinert, Patrícia Melo e Carolina Veiga apresentou o Papo Cabeça que relembra Monteiro Lobato, um dos escritores mais representativos da literatura infantil brasileira. Ronaldo Santos, Sared Buéri, Andrini Vieira, Fabiane Ribeiro, Camilla Gonçalves e Pedro Leal convidaram os vereadores Adilson Mariano (PT) e Odir Nunes (DEM) para saber deles como está a relação da juventude com a política.


A terceira equipe, Luiza Martins, Karoline Meyer, Gisele Krama, Jaqueline Melo e Sidney Azevedo, preferiu um tema cultural, e para o Entreato, que debateu o cenário teatral em Joinville, convidou o presidente da Ajote, Luciano Cavichiolli, a coordenadora de festival do teatro do Itinga, Samanta Cohen, e o gerente de ensino e artes da Fundação Cultural de Joinville, Borges de Garuva (foto na abertura da matéria). O quarto programa, Saúde na Cidade, abordou o tema saúde para os animais e a criação do centro de zoonoses, com a integrante da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais, Ana Rita Hermes, do veterinário da Vigilância Epidemiológica Municipal Italo Lenzi, e do vereador James Schoroeder (PDT). O programa foi produzido pelos alunos Ariane Pereira, Ingrid Passos, Marjorie Caturani, Clayton Felipe e Ana Paula Silva. Cenário Musical, organizado por Daniela do Canto, Fabiane Borges, Rozane Campos, Gustavo Cidral e José Eduardo Calcinoni, contou com a presença da cantora Karina K e do cantor de música nordestina Toquinho Guedes (foto acima), para abordar a música em Joinville.

Ouça os programas clicando num dos links:

Papo Cabeça
Parte 1
Parte 2

Debate Acadêmico
Parte 1
Parte 2

Entreato
Parte 1
Parte 2

Saúde na Cidade
Parte 1
Parte 2

Cenário Musical
Parte 1
Parte 2


Professora das disciplinas de rádio e coordenadora da Revi.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.