Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 9718, publicada em 24/05/2010.


:Carolina Farias

Câmeras e produtos fotográficos do Ielusc são vendidos com preços abaixo do mercado

Equipamentos fotográficos estão à venda no Ielusc

Emanoele Girardi



As mudanças na sala de fotografia são perceptíveis. Desde o início deste ano, alguns equipamentos foram renovados e outros foram adquiridos. O ambiente das aulas foi melhorado e os empréstimos agora precisam de autorização da professora Annelore Spieker. Essas transformações esgotaram a verba que tinham para a compra de novos equipamentos, mas as aquisições não são suficientes. Por isso, a professora de fotografia e a coordenação dos cursos de Comunicação Social resolveram vender parte do acervo.

Segundo Annelore, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que os cursos tenham câmeras profissionais. O ideal é que seja, pelo menos, uma câmera para cada dois alunos. No Ielusc esse número está defasado. A maioria das câmeras profissionais que a instituição possui são analógicas, as quais, conforme explica a professora, hoje são mais destinadas aos cursos de artes. “Nós temos que preparar o aluno para o mercado de trabalho, por o aluno em contato com a realidade.”

A lista de equipamentos à venda contempla, além das câmeras analógicas, as digitais semi-profissionais e até ampliadores de negativo. A instituição não venderá tudo, mas ficará apenas com o suficiente e melhorará o acervo profissional. A divulgação está sendo mais intensa dentro do Ielusc, mas qualquer pessoa pode adquirir um produto. Annelore conta que com o dinheiro das vendas, deve-se conseguir comprar, em média, oito câmeras profissionais mais flashes e lentes.

Os produtos não serão expostos, mas quem quiser vê-los e testá-los basta ir à sala de fotografia e falar com a responsável. Para adquirir os equipamentos a pessoa é encaminhada para pagar ao setor financeiro. Os funcionários podem descontar na folha de pagamento, já os alunos e outras pessoas tem de pagar a vista e em dinheiro. Não há prazo de encerramento para as vendas. A professora ressalta que os valores estão abaixo do preço de mercado, já que o objetivo é arrecadar dinheiro para reinvestir, quanto mais e mais rápido vender, melhor.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.