Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 9715, publicada em 24/05/2010.


Intercom Sul proporcionou troca de experiências



Uma ótima oportunidade para troca de experiências e ideias sobre as pesquisas na área de comunicação. A opinião unânime é dos seis estudantes do curso de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc (Foto acima, de Nadiane Schiefferdecker) que participaram do 11º Intercom Sul, cujo tema Comunicação, Cultura e Juventude, realizado na Feevale, em Novo Hamburgo, de 17 a 19 de maio. Duas alunas apresentaram artigos no Intercom Júnior, espaço de iniciação científica voltado para os acadêmicos. Ariele Cardoso, do 7º período, expôs a sua pesquisa Identidade Tradicionalista - Evidências da Relativização Cultural em Santa Catarina , no grupo "Estudos Interdisciplinares da Comunicação", coordenado pelo professor Fábio Cruz (Ucpel). No trabalho ela questiona como se dá a propagação do tradicionalismo gaúcho em outras regiões e destaca essa vivência entre os catarinenses. O artigo é resultado de uma pesquisa que iniciou em 2008 e deve originar a monografia de Ariele (Foto abaixo, de Nadiane Schiefferdecker).


Daniela de Tofol, que formou-se no início de 2010, defendeu o artigo Entre azuis e vermelhos: A relação da imprensa com o processo de construção da identidade parintenense e amazônica no Festival de Parintins, no grupo "Comunicação, Espaço e Cidadania", coordenado pela professora Denise Cogo (Unisinos). A pesquisa dela discute o papel da imprensa no processo de construção de identidade da comunidade parintinense e amazônica através do Festival Folclórico de Parintins. O artigo ainda apresenta uma análise da identidade local e o sentimento de comunidade que está inserido nos parintinenses através da rivalidade existente entre os bois-bumbás. Daniela (Foto abaixo, de Ariele Cardoso) também concorreu com o documentário em áudio "De Parintis para o mundo ver", na Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. A professora de rádio Izani Mustafá apresentou na Divisão Temática Audiovisual, sob responsabilidade da professora Cárlida Pereira, o artigo A influência política na formação das três primeiras rádios de Joinville nos anos de 1941 a 1961.


A professora e os estudantes, incluindo Andrini Vieira, Alexandre Perger, Carolina Veiga e Juliano Reinert, também assistiram as palestras que aconteceram pela manhã e à noite, acompanharam as apresentações tanto no Intercom Júnior como nas Divisões Temáticas que reúnem as pesquisas, por exemplo, de graduados, pós-graduados e estudantes de mestrado e doutorado, e participaram das oficinas ministradas à noite. Na tarde de 19 de maio, Alexandre, Carolina e Juliano tiveram um tempo para, ao lado da professora Izani Mustafá, conhecer a redação do jornal Correio do Povo (Foto abaixo da visita, ao lado da repórter Ema).


Ouça os depoimentos dos estudantes

Andrini Vieira trouxe contribuições para sua monografia

Ariele Cardoso diz que saiu com o ânimo renovado para pesquisas

Carolina Veiga afirma que o encontro proporcionou uma visão diferente do jornalismo

Daniela de Tofol gostou de ouvir opiniões diferentes das do Ielusc sobre sua pesquisa

Juliano Reinert salienta que o nível dos trabalhos do Ielusc é bom

Alexandre Perger destaca a chance de ver os trabalhos dos colegas de outras faculdades

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.