Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - 17h11min   <<


chamadas

Matéria 9664, publicada em 19/05/2010.


:Radarsul.com

A Estação da Memória promove um debate sobre mídia e patrimônio

Programação cultural marca Semana Nacional dos Museus



A 8ª Semana de Museus, um evento realizado nacionalmente, também está acontecendo em Joinville. Os museus e espaços de memória da cidade serão os espaços destinados a debates, oficinas e exposições.

O principal objetivo do evento é a valorização dos museus e o estímulo à visitação, além de promover a integração das instituições museológicas nacionais, intensificando suas relações com a sociedade. O tema deste ano é “Museus para a harmonia social”, que pretende estimular a discussão sobre a diversidade e a diferença. A reflexão parte do papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e aos interesses sociais.

Em Joinville, a programação do evento conta com presenças como a da professora Maria Cristina Bruno, museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que ministrará uma oficina na quinta-feira (20 de maio) sobre elaboração de planejamento museológico no Museu Nacional de Imigração e Colonização. A exposição Morro do Amaral, composta por imagens registradas pelo fotógrafo Jorge Silva fica aberta para visitação até o dia 31 de maio, na Estação da Memória, antiga estação ferroviária da cidade.

Com o tema “Arqueologia e cinema”, o Museu Arqueológico de Sambaqui promove na quinta-feira (20 de maio) a décima etapa dos Colóquios Patrimoniais, atividade que contará com a participação de professores, cineastas e produtores para a exibição e o debate de documentários.

Na sexta-feira (21 de maio), acontece o 2° Colóquio Museu Casa Fritz Alt. O encontro será realizado na própria sede do museu, que vem passando por reformas. Já o Museu de Arte de Joinville – e seus anexos na Cidadela Cultural Antarctica – abre espaço para três novas exposições: Memórias de um acervo: museus para harmonia social, Plano-Espaço e Reminiscências.

O debate “Mídia e patrimônio: aproximações e problematizações” será destaque na noite de sexta-feira (21 de maio), na Estação da Memória. O coordenador do departamento de História da Univille, professor Afonso Imhof, será o palestrante. O patrimônio cultural como um todo e suas relações com a mídia será o principal enfoque da discussão, que abordará também o distanciamento e a aproximação com os diferentes meios de comunicação.

Todas as atividades da Semana dos Museus em Joinville são abertas ao público e gratuitas. Mais informações sobre o evento nacional podem ser obtidas através do site do Instituto Brasileiro de Museus.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.