Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 05h04min   <<


chamadas

Matéria 9633, publicada em 04/05/2010.


: Francine T. Ribeiro

Silvio Melatti expõe aos professores as decisões tomadas no Encontro

Independência dos cursos de comunicação é tema do 13º ENPJ

Francine T. Ribeiro



O 13° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo que foi realizado em Recife, de 21 a 24 de abril, contou com presenças importantes e promoveu discussões sobre o jornalismo, a importância do diploma para o exercício da profissão, além de debates sobre temas específicos. O Bom Jesus/Ielusc foi representado no evento pelo coordenador do curso de Jornalismo, Silvio Melatti.

Uma das principais atividades programadas foi o 4º Encontro dos Coordenadores de Cursos de Jornalismo, que contou com a presença do diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Roberto Wollinger.

De acordo com Melatti, a revisão curricular feita nos cursos de Jornalismo apontava as diretrizes voltando ao passado. Com a proposta de valorizar cada curso e apresentar as habilitações da comunicação social como independentes (jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas), o MEC pretende modificar a matriz curricular assim que o Conselho Nacional de Educação (CNE) analisar a proposta e aprová-la. Segundo Melatti, as discussões relacionadas já acontecem desde o ano passado. “É um movimento sem volta, vai acontecer”, afirma.

A principal justificativa para a mudança de grade curricular é a diferença de características de cada profissão. “O jornalismo tem um caráter social e político, enquanto a publicidade e propaganda busca a inserção no mercado”, enfatiza Melatti.

A decisão, se aprovada, implica que cada instituição redefina o perfil do aluno egresso, além de reescrever seu projeto pedagógico. Cada curso terá um prazo que varia de um a dois anos para implantar a nova matriz curricular e se adaptar às novas regras. Mas Melatti esclarece que o processo de aprovação é demorado. “O CNE aprova, o ministro homologa, para em seguida, o CNE publicar a resolução”, explica.

Conforme o coordenador, as instituições que estiveram presentes no evento são favoráveis à medida, exceto a Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação), que anteriormente, se mostrou favorável ao fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo.

No encerramento do evento, foram eleitos os nomes que compõe a nova diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), que terá mandato até 2012. Seus principais objetivos são dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo fórum e atuar visando a aprovação das novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de jornalismo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.