Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 9581, publicada em 29/04/2010.


:Gleber Pieniz

Em 2009, evento recebeu cerca de 500 participantes de todo o Brasil

Cult promove 2° Congresso de Jornalismo Cultural



Sucesso em sua primeira edição – quando reuniu aproximadamente 500 pessoas entre estudantes e profissionais – em maio do ano passado, o 2° Congresso de Jornalismo Cultural volta a ocupar o Teatro da Universidade Católica (Tuca) de São Paulo na próxima semana para uma intensa programação de debates, conferências e apresentações artísticas. Entre os dias 3 e 6 de maio, 70 convidados de seis países da América e da Europa estarão discutindo arte, cultura, crítica, mercado e formação profissional do jornalista segundo perspectivas que refletem não só as diferentes áreas de origem dos palestrantes (imprensa, academia, mundo da arte, mercado editorial, setores empresarial e governamental), mas também os pedidos e as sugestões dos leitores da revista Cult, promotora do evento.

Do grupo brasileiro de convidados destacam-se os jornalistas Eugênio Bucci, Carlos Heitor Cony, José Arbex Jr. e Daniel Piza, os escritores Milton Hatoum e Jorge Caldeira, os cineastas João Moreira Salles, Eduardo Coutinho e Laís Bodanzky, os músicos Lobão e Júlio Medaglia, além dos críticos Agnaldo Farias, Jotabê Medeiros e Beth Néspoli. Já os nomes internacionais que marcarão presença são as argentinas Raquel Garzón (editora do El Clarín) e Beatriz Sarlo (crítica literária e escritora), o norte-americano Eric Lax (jornalista e escritor, autor de Conversas com Woody Allen), o francês Hervé Aubron (editor adjunto da Le Magazine Littéraire), a alemã Julia Encke (crítica literária do Frankfurter Allgemeine) e a espanhola Nuria Azancot (redatora chefe do El Mundo).

Além das palestras e debates que dominam a programação, o congresso também oferece aos participantes apresentações dos cantores Lobão e Arnaldo Antunes – acompanhado do guitarrista Edgard Scandurra – e homenageia a escritora Clarice Lispector no recital A poética da esfinge, performance inédita da atriz e diretora Denise Stoklos. A programação completa e a movimentação do 2° Congresso de Jornalismo Cultural podem ser acompanhadas tanto no site e no blog do evento quanto na edição especial que o boletim cultural e de tendências B-Coolt está publicando na web.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.