Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 9554, publicada em 20/04/2010.


:Divulgação

Publicação traz documentos, artigos e até poesia traduzida do alemão

Arquivo Histórico lança revista científica



O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) lança, no dia 22 de abril, o segundo volume da Revista do Arquivo Histórico de Joinville. A cerimônia de lançamento tem início às 10 horas e será realizada na própria sede da instituição, com entrada gratuita para o público.

A primeira edição da revista, produzida em 2007 e lançada no ano seguinte, surgiu como um meio de divulgação da riqueza dos documentos que estão contidos no acervo do Arquivo. Nela estavam publicados documentos, textos e traduções referentes ao trabalho dos pesquisadores. Em sua segunda edição, a intenção de dar visibilidade à importância documental contida no Arquivo Histórico continua. Além disso, formam o conteúdo da revista diferentes leituras sobre a história local e artigos que têm como tema memória e identidade.

No espaço destinado ao “Informativo do AHJ”, o leitor encontrará uma pequena descrição sobre os assuntos que compõem a “Coleção Memória da Cidade”. O arquivo contém imagens, fotografias, objetos e documentos doados por colecionadores. Documentos originais do início do povoamento da Colônia Dona Francisca, a seleção de cartões postais, calendários, partituras, mapas e outros elementos que fazem parte do acervo do historiador Carlos Ficker – autor do livro História de Joinville: Crônicas da Colônia Dona Francisca – também poderão ser conferidos na publicação.

Olhares diferenciados sobre o século 19 são mostrados em dois artigos que fazem parte da seção “Ensaios”. Ainda nessa seção é apresentado o texto de David de Abreu Camilo, que descreve a problemática feminina. Entre os documentos que estão no arquivo da unidade e que complementam a revista, estão os álbuns de poesia de Paula M. Wulff. Os textos da poeta, escritos entre 1911 e 1918, foram traduzidos do alemão por Helena Remina Richlin.

Anterior ao projeto da revista, foi publicado pela instituição o Boletim do Arquivo Histórico de Joinville. Ao longo dos 38 anos do AHJ, foram distribuídas 14 edições desse boletim, que teve sua última publicação em 1996. Agora a proposta é que a revista seja editada todos os anos e distribuída prioritariamente nas universidades, escolas e bibliotecas da cidade. A editoração da revista é uma parceria entre a Univille e a Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

Segundo a coordenadora do Arquivo Histórico Valdete Daufemback, o principal objetivo da publicação é associar as pesquisas elaboradas, além de dar ao cidadão o conhecimento e o retorno da verdadeira função desempenhada pela unidade. Ela acredita que a revista trará visibilidade ao Arquivo Histórico, além de mostrar o trabalho desenvolvido. O processo de elaboração de um exemplar demora, em média, um ano para ser concluído. De acordo com Valdete, o envio dos artigos para publicação e a sua análise, feita por um conselho científico e editorial, demandam tempo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.