Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 9534, publicada em 16/04/2010.


:Divulgação

Provas realizadas em maio devem preencher 22 vagas

Mestrado em Jornalismo da UFSC seleciona candidatos



O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou no dia 1º de abril o edital para selecionar novos mestrandos. Informações como o calendário das inscrições e das etapas eliminatórias, a documentação necessária e os demais procedimentos de seleção estão especificadas no Edital 001/POSJOR/2010 disponível integralmente no site. O processo não se restringe a formados em Jornalismo: candidatos diplomados com graduação plena em qualquer área do conhecimento podem inscrever-se na triagem. São oferecidas 22 vagas no mestrado – onze na linha de pesquisa Fundamentos do Jornalismo, onze na linha de pesquisa Processos e Produtos Jornalísticos.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 3 e 7 de maio. O requerimento de inscrição – no qual o candidato poderá inserir seu projeto de pesquisa e link para seu currículo – será liberado no site somente neste período. A lista das inscrições homologadas será divulgada no dia 12 de maio. O projeto de pesquisa apresentado deverá ter relação com o tema ou com o referencial teórico da área de atuação e interesse de um ou mais docentes da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. Há, no site, modelo do projeto de pesquisa que poderá ser usado como guia na confecção da proposta do interessado.

A primeira fase da seleção é eliminatória e consiste na avaliação do projeto de pesquisa dos candidatos segundo a metodologia científica, a pertinência do tema, o método, a bibliografia, a exequibilidade da proposta e a inserção do projeto em uma das linhas de pesquisa do programa. A divulgação dos resultados dessa etapa será feita no dia 19 de maio.

A segunda fase da seleção (eliminatória e classificatória) acontecerá no dia 22 de maio e consiste em duas provas: a primeira, de proficiência em língua inglesa (compreensão e tradução de textos técnicos); a segunda, de conhecimentos específicos em Jornalismo (com bibliografia indicada no edital). A lista dos candidatos aprovados nessa etapa será divulgada no dia 25 de maio.

Dois dias depois (27 de maio) têm início as entrevistas individuais com os candidatos selecionados, terceira fase do processo seletivo. Durante as entrevistas, no mínimo dois professores de cada linha de pesquisa farão uma arguição sobre detalhes teóricos e metodológicos do projeto apresentado com o objetivo de avaliar o domínio conceitual do candidato, sua disponibilidade e sua capacidade de condução, execução e conclusão da pesquisa proposta. A nota mínima de aprovação nas três fases é 7,0 (sete).

O resultado final do processo de seleção ao mestrado será divulgado no dia 3 de junho, com publicação no site do programa e no quadro mural do Mestrado em Jornalismo. As matrículas dos selecionados deverá ser feita entre 14 e 18 de junho.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.