Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 17 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 9529, publicada em 15/04/2010.


:Fernanda Ramos

Sesc selecionou cinco filmes da diretora para mostra

Lucia Murat fala aos cinéfilos de Joinville



Parte integrante da mostra 5 Vezes Lucia Murat, o Sesc de Joinville oferece hoje (15 de abril), além da exibição gratuita do filme Brava gente brasileira, a oportunidade de ouvir e debater pessoalmente com a cineasta Lucia Murat. A sessão de cinema tem início às 19h30 e precede um bate-papo com a diretora no Teatro do Sesc.

Como jornalista, Lucia Murat trabalhou em TV e em diários como o Jornal do Brasil e O Globo antes de dedicar-se de maneira independente à produção audiovisual. Nos anos 80, produziu documentários para a TVE e para a Bandeirantes e, nos anos 90, séries como Testemunho – sobre personagens da história brasileira – e Mulheres no cinema para a Manchete. Sua produtora, a Taiga Filmes e Vídeo, também criou videoclipes, comerciais e vídeos institucionais para instituições do porte da Vale do Rio Doce, Editora Record, Greenpeace e Defensores da Terra.

Além de Brava gente brasileira (2000), Quase dois irmãos (2004), Doces poderes (1996), Que bom te ver viva (1989) e do musical Maré, nossa história de amor (2007) – filmes selecionados pelo Sesc para a mostra que teve início no dia 13 de abril – Lucia Murat também dirigiu os longa-metragens Olhar estrangeiro (2005) e Dia dos pais (2008).

Em Brava gente brasileira, a diretora ambienta uma história de conflito entre as lógicas europeia e indígena no Brasil colonial, narrando o massacre de soldados portugueses em um forte invadido por índios. Depois de uma negociação com os militares, em 1778, os índios teriam oferecido suas mulheres em sinal de boa vontade, embora a iniciativa fosse apenas uma distração para surpreender o inimigo aproveitando suas próprias fraquezas.

A mostra 5 Vezes Lucia Murat estende-se até sábado, sempre com sessões gratuitas a partir das 19h30 no Teatro do Sesc de Joinville (rua Itaiópolis, 470). Na sexta-feira, dia 16, o filme exibido é Quase dois irmãos. No sábado, dia 17 de abril, a mostra se encerra com Doces poderes.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.