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Matéria 9493, publicada em 05/04/2010.


:Mayara Silva

Valdete fala da importância de manter a memória da cidade

Gestão documental é projeto do Arquivo Histórico

Elis Regina



O Arquivo Histórico de Joinville, fundado em 1972 guarda um grande acervo de documentos que contam a história da cidade e garantem o acesso do público às informações. Perto de completar quatro décadas, vinte e cinco funcionários são responsáveis pelo processo de catalogação dos documentos do Arquivo, trabalho que começou este ano e tem previsão de término para 2012. O material deve ser organizado de acordo com a especificidade de cada documento para que fique dentro do padrão da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade).

O acervo contempla toda a documentação da prefeitura, planejamento e projetos arquitetônicos, processos trabalhistas, registros particulares de famílias, mapas cartográficos, títulos de eleitores , lista de imigrantes, jornais e fotografias. Os materiais ali encontrados servem para pesquisas de diversas áreas e auxiliam nas necessidades cotidianas dos cidadãos.

Valdete Daufembach, professora do Bom Jesus/Ielusc e coordenadora do Arquivo Histórico há um ano, relata a experiência desafiadora de trabalhar nesse espaço público. “Conheço o lugar desde 1986, já fiz muitas pesquisas lá e achei que tinha algo para contribuir trabalhando lá dentro. É um local abandonado pelos governantes e pela sociedade que em sua maioria não tem consciência de que ali está a memória da cidade”, afirma.

Desde a criação do arquivo, nunca houve o trabalho de gestão documental, diferente de outras cidades que já adaptaram esse procedimento há muito tempo. Através desse processo será mais fácil para a população encontrar o conteúdo procurado. A Comissão de Avaliação do acervo, formada por funcionários da Prefeitura Municipal, da Fundação Cultural, do Arquivo Público de Santa Catarina, professores da Univille e Udesc é responsável pela avaliação dos documentos que serão catalogados, analisando os registros que são de fato referência e essência da cidade.

Além de ter o propósito de contribuir para o acúmulo cultural da sociedade, recuperando e divulgando informações, o Arquivo Histórico também tem cunho educativo, atendendo alunos das escolas públicas e privadas, que podem visitar o acervo mediante agendamento. Outro projeto é o de voluntariado da 3ª idade, onde os interessados podem auxiliar na organização do material.

O Arquivo Histórico fica na Avenida Hermann Lepper, 650, Saguaçu e está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone: (47) 3422-2154.

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