Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 9483, publicada em 30/03/2010.


:Divulgação

Joinville é referência em estudos de sambaquis

Museu de Sambaqui promove seminário de arqueologia



O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) dá início, na próxima semana, aos seminários do projeto Jornadas em Arqueologia. Os encontros acontecerão entre os dias 6 e 9 de abril, no auditório do MASJ, das 8h30 às 13 horas. O tema base do seminário, “Diferentes abordagens nos estudos dos sambaquis brasileiros”, será apresentado e discutido a partir de estudos teóricos sobre a ciência arqueológica em geral, sobre a arqueologia pré-colonial e sobre as ocupações do litoral brasileiro.

O seminário é direcionado para estudantes de graduação, profissionais de nível superior e para a equipe do corpo técnico do museu. Os temas serão trabalhados pelas arqueólogas Dione da Rocha Bandeira, Mirian Carle e Tatiana C. Fernandes, além do geógrafo Eloy L. Oliveira. Outras edições do projeto Jornadas em Arqueologia devem acontecer semestralmente apresentando novos seminários relacionados a essa área científica.

Para participar do seminário, os interessados devem inscrever-se pelo telefone 3433-0114 ou enviar e-mail para sambaqui@joinvillecultural.sc.gov.br solicitando a ficha de inscrição. Após a confirmação, são enviados os textos que devem ser lidos previamente para cada encontro de estudo e discussão. Ao todo, o MASJ propõe a leitura de oito textos que serão abordados de acordo com o tema programado para cada dia de seminário.

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville fica na rua Dona Francisca, 600, no Centro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.