Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 9468, publicada em 19/03/2010.


:Divulgação

Camille Cardoso, de A Notícia, foi a profissional vencedora em 2009

Concurso premia reportagens sobre saúde



Estimular o trabalho jornalístico em pautas sobre a saúde e a qualidade de vida é o objetivo da nona edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC, cujas inscrições se encerram no dia 1º de julho. A participação é gratuita e está restrita aos estudantes de comunicação e aos profissionais de imprensa de Santa Catarina que desenvolveram suas reportagens entre os dias 1º de julho de 2009 e 30 de junho de 2010.

O concurso é dividido em duas categorias (Profissional e Destaque Acadêmico), cada uma com três subdivisões: jornal/revista, rádio e televisão. Os trabalhos passarão inicialmente por uma pré-seleção que ficará a cargo da empresa EDM Logos Comunicação e a avaliação final será realizada por uma comissão de cinco membros, entre eles médicos e jornalistas de outros estados. O julgamento acontecerá na primeira quinzena de agosto e terá dois momentos: no primeiro, cada jurado escolhe individualmente três trabalhos de cada categoria e, desta soma de indicações, sairão os três finalistas de cada subcategoria.

A pertinência do tema, a boa utilização dos recursos jornalísticos, a criatividade e a abordagem de assuntos que ressaltem a importância dos cuidados com a saúde são os critérios de avaliação dos trabalhos e serão decisivos para a conquista dos prêmios de R$ 4 mil para os profissionais e de R$ 1 mil para estudantes em cada subcategoria. Os demais finalistas serão contemplados com um vale viagem para um hotel de Santa Catarina. A jornalista Lorena Nogaroli integrou o corpo de jurados em 2008 e 2009 e chama atenção para o conteúdo aprofundado dos trabalhos concorrentes. “Aqueles que fogem da abordagem tradicional são sempre os melhores. A diagramação e ilustração dos impressos contam muito também, assim como as boas imagens de TV”, afirma a profissional no site do concurso.

Em edições anteriores, o Prêmio de Jornalismo Unimed SC registrou 972 reportagens inscritas, incluindo nesse retrospecto uma boa participação do curso de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc: em 2002, uma equipe formada por alunos da instituição chegou à final e foi premiada. O trabalho intitulado “Prevenção continua sendo a melhor aliada do idoso” rendeu ao grupo formado por Alexsandro Medeiros, Luciana Vieira e Lisandra Barbosa de Oliveira o primeiro lugar na categoria Estudante/Jornal Acadêmico. Em 2009, ano de sua última edição, o prêmio apontou como vencedora da categoria profissional a repórter Camille Bropp Cardoso, de A Notícia, com a reportagem “E se a Dilma morasse aqui?”. A matéria fazia uma análise da situação da saúde pública em Joinville.

A divulgação dos trabalhos finalistas está prevista para a segunda quinzena de agosto e o evento de premiação dos vencedores acontecerá no dia 3 de setembro, em Joinville. Mais informações sobre o 9º Prêmio de Jornalismo Unimed SC, sobre as formas de inscrição e os detalhes do regulamento podem ser obtidas no site do concurso. Dúvidas e informações adicionais podem ser sanadas através do e-mail premiounimedsc@edmlogos.com.br ou pelo telefone (47)3433-0666.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.