Na quinta-feira (18 de março), às 19 horas, será levado a votação em assembleia o estatuto do Diretório Acadêmico Cruz e Sousa (Dacs) da Comunicação Social. A entidade ainda não dispõe de um documento que regule formalmente o seu funcionamento. As principais diretrizes que devem ser estabelecidas pelo estatuto dizem direto à composição da direção, aos participantes e suas respectivas responsabilidades. Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda estão liberados da aula para participarem da votação.
A elaboração do documento e a convocação da assembleia foram ações do grupo de trabalho de administração e finanças do Dacs. O texto do estatuto foi redigido do zero, baseando-se em modelos de entidades semelhantes disponíveis na internet. A escolha da forma de organização dos membros diretores, horizontalmente, também é a utilizada pelo Diretório Acadêmico Nove de Março (Danma), da Universidade Estadual de Santa Catariana (Udesc). O estatuto que será proposto a votação teve sua revisão feita por um advogado para corrigir possíveis erros de caráter jurídico.
A assembleia de aprovação do estatuto deve durar cerca de uma hora e meia e está dividida em quatro momentos: apresentação do documento, leitura do texto, debate de pontos específicos e votação. No momento do debate, os estudantes participantes da assembleia poderão sugerir alterações. O evento será conduzido pelos estudantes de Jornalismo Marcus Vinicius Carvalheiro e Amanda Melcherts Oliveira.