Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 9455, publicada em 17/03/2010.


:Divulgação

Exemplares do Spartacus são vendidos a R$ 0,50

Estudantes publicam jornal universitário

Emanoele Girardi



O início da distribuição do jornal universitário Spartacus marcou seu lançamento na terça-feira, 16 de fevereiro. A publicação é uma produção independente, não leva a assinatura de nenhuma organização acadêmica e tem por objetivo criar um espaço de interação entre os estudantes joinvilenses.

Inspirados pelo gladiador que liderou a revolta dos escravos na Roma antiga considerada a “Terceira Guerra Civil”, os estudantes que organizaram a primeira edição do Spartacus querem atender a demanda de Joinville por um jornal universitário, disponibilizando uma publicação sem interferência publicitária para que os alunos participem reclamando, reivindicando ou chamando a atenção para temas relevantes.

Segundo o estudante de Jornalismo, repórter da Revi e diagramador da primeira edição Eduardo Rogério Schmitz, não há colaboradores nem autores de matérias que sejam fixos justamente para estimular a participação efetiva dos leitores. Na edição de estreia, os responsáveis foram Tiago de Carvalho (estudante de Direito da Univille), Zâmbia Osório dos Santos (acadêmica de História na UFSC), Francine Hellmann (estudante de Jornalismo do Ielusc) e João Diego Leite (ex-aluno de Jornalismo do Ielusc).

A publicação é mensal e custa R$ 0,50 – valor que corresponde às cópias de cada exemplar. Inicialmente, a distribuição do Spartacus se dará na Univille, no Ielusc e, provavelmente, na Anhanguera. “Queremos abranger outras instituições, mas para isso precisamos de tempo e envolvimento de outras pessoas”, explica Eduardo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.