Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 19h04min   <<


chamadas

Matéria 9453, publicada em 16/03/2010.


:Gleber Pieniz

Presença da imprensa foi fraca na oficina

Ministério Público se aproxima da imprensa

Eduardo R. Schmitz



Na manhã de terça-feira (16 de março) aconteceu a oficina “Ministério Público como Fonte de Notícias”, no salão do júri do fórum de Joinville. A proposta foi conscientizar a importância da sincronia de ações da imprensa com o Ministério Público (MP). Mesmo com um número bem reduzido de participantes, o evento, que iniciou às 9h30, estendeu suas atividades uma hora além do previsto, encerrando às 12h30.

O público foi composto basicamente por repórteres do A Notícia e representantes do Bom Jesus/Ielusc. Na banca estiveram os promotores Affonso Grizzo, Rosemary Machado, Genivaldo da Silva, Andrey Cunha Amorim e a jornalista Aline Felkl, da coordenação de comunicação social do MP.

Durante as falas dos promotores as principais abordagens se direcionavam à importância do trabalho de ambas as categorias. Genivaldo comentou sobre o papel de quarto poder exercido muitas vezes pela imprensa e pelo MP. "A imprensa desempenha o seu papel para que o MP também possa desempenhar o seu", afirmou Andrey, a respeito da colaboração da imprensa nos trabalhos da promotoria.

Para Rosemary ainda há barreiras a serem rompidas na relação da imprensa com o MP. A promotora também afirma que muitos de seus colegas ainda não entendem que as informações divulgadas nos veículos de comunicação ajudam a mostrar seu trabalho. E confessa ter um pouco de receio em lidar com jornalistas.

Os termos técnicos de direito provocaram o público e as opiniões da banca. Rosemary chamou atenção para o uso dos termos corretos nos textos, mas foi rebatida pela banca. Os outros promotores concordam com a importância das palavras jurídicas, mas sabem que o público final pode não compreendê-las. Para auxiliar no conhecimento dessas expressões foi dado um guia incluindo glossário com verbetes como: habeas data, diligência e apelação.

O guia é intitulado “Guia do Ministério Público de Santa Catarina – Um manual para a Imprensa e a Sociedade” e traz elucidações do funcionamento do MP. O que é, como é organizado e como defende a sociedade são alguns pontos esclarecidos no exemplar. Vem encartado anexo um DVD com vídeos explicando a organização e projetos realizados. O conteúdo também pode ser acessado no canal do You Tube, como o vídeo abaixo.



Também foram divulgados outras formas de contato digital com o MP. O site www.mp.sc.gov.br centraliza todas as informações e é mantido pela equipe de comunicação social de Florianópolis. A partir desse portal podem ser acessados os blogs das promotorias de justiça de cada região, inclusive de Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.