Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 22h03min   <<


chamadas

Matéria 9445, publicada em 12/03/2010.


:Divulgação

Ielusc terá representantes no evento

Estão abertas as inscrições para o Intercom Sul 2010

Eduardo R. Schmitz



Desde o dia 3 de março é possível fazer as inscrições para a 11ª Intercom Sul. Este ano a etapa regional do encontro de pesquisa em comunicação acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 12 de abril através do site do evento. A abertura oficial do encontro será no dia 17 de maio, no campus 2 do Centro Universitário Feevale, e suas atividades se estendem até o dia 19 de maio. As pesquisas inscritas podem ser classificadas por sua grande área de conhecimento e pelo nível de graduação do pesquisador.

Os estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda interessados em inscrever seus trabalhos devem procurar o Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom), que também vai orientar os professores para as inscrições e sugerir que divulguem o evento dentro da instituição. Após analisados os projetos do curso de Comunicação Social interessados em participar do Intercom, será feito um orçamento em conjunto para avaliar formas de financiar as inscrições, como explica Maria Elisa Máximo, coordenadora do Necom.

Na instituição, alguns acadêmicos motivados por professores já manifestaram interesse de participar do encontro. Um exemplo são os projetos sobre Parintins desenvolvidos pela estudante de Jornalismo Daniela de Tofol, que deverão ser inscritos em duas categorias: seu projeto experimental de rádio aponta para a Expocom – que recebe trabalhos dessa linha – e sua tese de monografia segue para a Intercom Junior – destinada a projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo e oficinas experimentais. Outro projeto que será inscrito é aquele atualmente desenvolvido pelo Necom: a pesquisa que estuda as formas de apropriação das lan houses já foi divulgada na edição de 2008 e este ano apresentará seus resultados na Intercom.

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Sônia de Oliveira Santos, um dos fatores que dificulta a inscrição dos trabalhos é a adequação de formato a que eles precisam se submeter. Muitos alunos perdem o interesse de participar do Intercom por ter que sintetizar suas monografias e projetos de acordo com os moldes da Intercom, normalmente transformando-os em artigos. A coordenadora também lamenta perceber que muitos estudantes do curso de Comunicação Social mostram disposição para inscrever-se no encontro, mas acabam ficam só no discurso.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.