Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 14 de dezembro de 2024 - 18h12min   <<


chamadas

Matéria 9441, publicada em 10/03/2010.


:Divulgação

Pássaro azul é o símbolo do site

Revi agora também no Twitter



O Twitter, ferramenta que surgiu inicialmente para fins pessoais, ganha cada vez mais adeptos. Seus recursos são utilizados para acompanhar a rotina das pessoas, receber e enviar notícias e até mesmo fazer anúncio de produtos. Grandes veículos de comunicação vêm utilizando gradativamente essa tecnologia como auxílio na divulgação do conteúdo de seus sites, jornais, revistas, programas televisivos e radiofônicos. Hoje, também a Revi – Revista Eletrônica do curso de Comunicação Social passa a contar com um perfil no Twitter para notificar suas atualizações e, principalmente, publicar notícias rápidas. O endereço é twitter.com/revi_ielusc.

A principal característica do Twitter é a possibilidade do usuário postar frases de até 140 caracteres, limitação que acaba resultando em postagens com diversas palavras abreviadas. Para facilitar a adequação do conteúdo ao tamanho, alguns sites oferecem uma plataforma de navegação alternativa com recursos que possibilitam uma redução automática. Os endereços de internet também recebem outra cara: para encurtá-los, o usuário pode redirecionar o endereço a partir de sites com nomes mais curtos.

Para se tornar um usuário do Twitter, basta fazer o cadastro informando um e-mail, nome completo, nome de usuário e senha. Após conectado, na página inicial são listadas as atualizações de seus contatos. Para citar alguém em uma postagem e automaticamente gerar um link, basta digitar o nome do usuário precedido pelo símbolo arroba (@). É comum também aos termos postados virem acompanhados de um sustenido (#) para facilitar a busca dessa palavra por todo o banco de dados do site. No menu lateral esquerdo há um quadro com os termos mais postados. Este recurso pode ser configurado para regiões específicas do planeta.

Os fãs que têm interesse de se manter atualizados sobre seus ídolos podem fazer isso com o Twitter. Diversos famosos de diferentes áreas possuem perfis no site como o jornalista William Bonner e o apresentador Luciano Huck, usuário do Brasil com mais seguidores (1,75 milhão). Humoristas brasileiros aparecem nas primeiras posições dos mais seguidos no ranking nacional, entre eles os apresentadores do programa Custe o que custar (CQC) Marcelo Tas (521.174 seguidores), Marco Luque (539.615 seguidores) e Rafinha Bastos (643.658 seguidores). Na primeira colocação do ranking mundial está o artista norte-americano Ashton Kutcher, com 4,6 milhões de seguidores. Veja mais no Twitter Counter.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.