Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 9431, publicada em 03/03/2010.


:Elis Regina

Livro resgata a história das três primeiras emissoras

Izani Mustafá lança livro sobre o rádio em Joinville

Elis Regina



Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora!: esse é o título do livro que a jornalista e professora de rádio do curso de Comunicação Social Izani Mustafá lança nessa quarta-feira (3 de março), às 19 horas, na quadra esportiva da Unidade Centro do Bom Jesus/Ielusc. O livro conta a história da radiodifusão em Joinville no período de 1941 a 1961, narrando o surgimento das três primeiras rádios da cidade – Difusora, Colon e Cultura – a partir das referências e influências políticas ligadas à criação de cada uma delas.

Izani explica que a ideia de fazer o livro surgiu como consequência do resultado de sua dissertação de mestrado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 2009. Revezando o tempo de escrita da dissertação com os trabalhos em sala de aula, na Revi e no estúdio de rádio do Ielusc, a jornalista conseguiu inscrever seu projeto no edital municipal de apoio à cultura e foi levando adiante sua pesquisa. A apuração de informações para o texto durou um ano e meio entre 2007 e 2008 e foi amparada em fontes orais através de seis entrevistas com radialistas e profissionais na área, além da base documental encontrada no Arquivo Histórico de Joinville e no jornal A Notícia.

Contemplado em 2009 com verbas da Fundação Cultural de Joinville através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, o trabalho de dissertação de Izani foi adaptado para o formato de livro, editado e publicado pela editora joinvilense Casamarca Ecodesign. A obra tem o objetivo de reconstruir a trajetória das rádios de Joinville e colocar em perspectiva a importância que cada uma delas adquiriu dentro da cidade. “É uma história bonita, com depoimentos de pessoas marcantes, ou seja, é a memória do rádio nos últimos 20 anos”, afirma Izani.

A autora acredita que o livro trará grandes contribuições para os estudantes de Jornalismo, pois um dos méritos do trabalho foi conseguir reconstituir e registrar a história das três rádios locais através das memórias de grandes radialistas. “Será uma fonte de pesquisa que os alunos poderão ampliar”, conclui Izani. O livro Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! estará disponível na biblioteca do Bom Jesus/Ielusc, mas também poderá ser adquirido nas livrarias Midas e Curitiba pelo valor de R$ 20.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.