Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 9430, publicada em 03/03/2010.


Mal-entendido gera polêmica sobre desfile de 9 de março



O desfile em comemoração ao aniversário de Joinville no dia 9 de março submete-se, neste ano, a um regulamento fixado pela prefeitura que, ao contrário da organização pretendida, tem garantido mais polêmica do que esclarecimento nas últimas semanas. Os artigos quarto, quinto e sexto do documento orientam a inscrição das entidades e dos grupos que queiram integrar o desfile, limitam o número de pessoas participantes e chamam atenção para o fato de que os interessados que não fizessem sua inscrição até o dia 23 de fevereiro teriam sua participação cancelada. Já o décimo e mais criticado artigo do regulamento prevê que “Não serão permitidas apresentações em frente ao palanque de autoridades” e foi encarado por políticos da oposição e setores da imprensa como uma forma de censura.

Enquanto alguns grupos ligados aos movimentos sociais consultados pela Revi não tinham sequer tomado conhecimento da medida, o jornal Gazeta de Joinville fazia eco a notas esparsas publicadas em A Notícia e levava a público na edição de 26 de fevereiro uma matéria interpretando o regulamento como proibição e censura às manifestações que, nos anos anteriores, foram direcionadas à gestão do ex-prefeito Marco Tebaldi.

A medida que foi encarada de forma negativa, segundo a Secretaria de Comunicação – coordenadora do desfile – é, na verdade, uma tentativa de organizar melhor o fluxo e o tempo de permanência dos participantes na avenida. O gerente de eventos da prefeitura Thiago Boeing acredita que, em algum momento, a palavra “apresentações” foi mal interpretada por alguém e modificada para “manifestações” conforme as conveniências. “Qualquer grupo ou entidade poderia se apresentar, desde que se inscrevesse e participasse de todo o desfile”, explica Thiago, lembrando que a proibição se fez necessária para que o desfile não seja atrasado.

Entretanto, a medida explícita no regulamento refere-se a qualquer tipo de apresentação que seja feita em frente ao palanque, sem deixar clara distinção entre ações artísticas, folclóricas ou políticas – caso das manifestações contestatórias. “Nós não podemos impedir as pessoas de se manifestarem, esse é um direito do cidadão. Só queríamos que o desfile ficasse organizado”, concluiu Boeing.

Em 2010, o desfile de 9 de março teve arbitrado como tema “Como gosto de você, Joinville” e seu início está previsto para as 19 horas. O evento acontece na avenida José Vieira, no trecho entre as ruas Itaiópolis e Max Colin. As inscrições foram prorrogadas do dia 23 de fevereiro até o dia 1º de março e contabilizaram 79 grupos participantes, entre eles o Movimento Passe Livre (MPL), tradicional manifestante nos desfiles dos anos anteriores e ferrenho opositor da gestão Carlito Merss desde a concessão de aumento da tarifa de ônibus acima do índice da inflação, em maio do ano passado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.