Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 9218, publicada em 27/11/2009.


:André Kopsch

Escritora fez palestra em Joinville para centenas de pessoas

Lya Luft escreve e fala com sabedoria

Izani Mustafá *



Lya Luft escreve crônicas, ensaios, poesias, já traduziu para o português mais cem livros, entre eles de Virginia Wolf, Reiner Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing e Thomas Mann. Desde 2004 assina a coluna Ponto de Vista, da Revista Veja. É autora de pelo menos 18 livros, muitos deles, sucessos de vendagem, como As Parceras, O Rio do Meio, O Ponto Cego, Perdas e Ganhos e O Silêncio dos Inocentes. A gaúcha de Santa Cruz do Sul tem uma voz mansa e ao mesmo tempo segura e firme. A entrevista que concedeu à Revi, na tarde de 24 de novembro, duas horas antes de uma palestra organizada pela Sustentare Escola de Negócios para centenas de pessoas, predominantemente formada por mulheres, mostrou que Lya é irreverente e todas as respostas estão repletas de sabedoria de quem assume com orgulho os seus 71 anos.

Aliás, para ela, idade é uma soma de aprendizados e escolhas. E é com orgulho que ela diz ter sido uma das primeiras escritoras brasileiras a usar internet no país. Por esse meio, ela pesquisa, compra livros e se comunica com os filhos, utilizando MSN e Skype. “Eu sou fã”, confessa. Ao mesmo tempo que escreve, também lê muito. Suas leituras preferidas têm sido ensaios e os livros do escritor americano Jared Diamond. O mais recente é Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, sobre a evolução das sociedades. Mas para quem gosta da escrita de Lya Luft, uma novidade. A próxima obra, Múltipla Escolha, deve ser lançada em março e, resume, trata-se do companheiro e irmão mais novo de Perdas e Ganhos. Segundo a autora, a história relata que o segredo está na escolha que cada um faz para viver. “A vida é um cenário com um palco e com muitas portas”, conclui.

Na primeira parte da entrevista gravada, Lya Luft responde às perguntas sobre seus autores preferidos, sua luta contra os estereótipos sociais, seu novo livro Múltipla Escolha e como é escrever na Revista Veja.

Clique aqui para ouvir

Nesta segunda parte da entrevista, Lya comenta sobre o cenário político nacional que já tem três pré-candidatas mulheres à presidência da República: Dilma Roussef, Heloísa Helena e Marina Silva.

Ouça aqui a opinião dela a respeito

Bibliografia:

No Brasil

Canções de Limiar, 1964
Flauta Doce, 1972
Matéria do Cotidiano, 1978
As Parceiras, 1980
A Asa Esquerda do Anjo, 1981
Reunião de Família, 1982
O Quarto Fechado, 1984
Mulher no Palco, 1984
Exílio, 1987
O Lado Fatal, 1989
O Rio do Meio, 1996
Secreta Mirada, 1997
O Ponto Cego, 1999
Histórias do Tempo, 2000
Mar de dentro, 2000
Perdas e ganhos, 2003
O Silêncio dos inocentes, 2008

No exterior

The Island of the Dead (O Quarto Fechado), Estados Unidos.


* Professora das disciplinas de Rádio e coordenadora da Revi da faculdade de comunicação do Ielusc.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.