Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 9207, publicada em 26/11/2009.


:Divulgação

Diferentes etnias compartilharão suas tradições

Culturas nativas da América encontram-se em Garuva



Maia, asteca e guarani serão algumas das culturas presentes no Encontro de Povos das Américas, evento que reunirá líderes de diversas etnias para manifestar e compartilhar suas tradições em Garuva entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. Durante uma semana, representantes já confirmados dos povos k'iche e kaqchikel (da Guatemala), guamuez, witoto, putamayo e kogui (da Colômbia), quichua (do Equador), q'ero e chanka (do Peru), mapuche (do Chile) e xavante (do Brasil) participarão de cerimoniais e conferências realizados na Pousada Monte Crista.

O encontro visa a manter vivas as tradições desses povos através do fortalecimento dos laços ancestrais entre eles. Quem participar do evento terá a possibilidade de acompanhar rituais, vivências e outras atividades propostas pelos participantes do encontro. Segundo Paulo Roberto Poletto, organizador brasileiro do evento, essa socialização de culturas – além de resgatar as tradições – serve para demonstrar o respeito que esses povos têm um pelo outro.

A programação reservou o primeiro dia do evento (30 de novembro) para a chegada e a instalação dos participantes, bem como para a cerimônia de abertura e a apresentação das propostas e das lideranças. Entre os dias 1º e 5 de dezembro acontecerão as conferências e os cerimoniais entre os povos. O encerramento do encontro será no domingo, dia 6 de dezembro.

O Encontro de Povos das Américas – que já foi realizado de forma idêntica em Bogotá e na Cidade do México – espera receber de dois a dez líderes de cada etnia nativa. O bom relacionamento de Poletto com o povo guarani e sua residência na região foram determinantes para que essa edição do evento fosse realizada no interior de Garuva. Ele diz que a falta de recursos inviabilizou a participação de mais representantes culturais no encontro, embora ainda existam poucas vagas disponíveis na pousada para o público que queira acompanhar as atividades. O acesso à Pousada Monte Crista é pela rodovia BR 101 no km 15, próximo à balança. As inscrições e contatos podem ser feitos antecipadamente pelos telefones (47)3425-2034 e 9964-3440, ou pelo e-mail paulorobertopoletto@terra.com.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.