Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 9184, publicada em 20/11/2009.


:Jorge Silva

Fotografias de Jorge Silva ilustram os cartões postais

Projeto Sabor da Cultura revela o Morro do Amaral

Ludimila Castro



O projeto Sabor da Cultura misturou arte e gastronomia com o tempero típico do Morro do Amaral e o resultado deste trabalho são 13 cartões postais com fotografias que valorizam os patrimônios materiais e culturais dessa região de Joinville. O lançamento dos cartões postais ocorre em um almoço com frutos do mar no sábado (21 de novembro), às 12 horas, no salão da Igreja Nosso Senhor Bom Jesus. O custo do almoço é de R$ 25 por pessoa – já incluído o valor dos postais – e a renda será revertida para as moradoras do Morro do Amaral.

A coletânea com os 13 cartões postais custa R$ 15 e foi impressa pela Editora Casa Aberta, de Itajaí. Envolvida com o projeto, a pesquisadora Giane Maria de Souza prevê que, em breve, os trabalhos também serão vendidos no comércio local. “Está sendo bem aceito. As pessoas estão comentando bastante”, disse ela.

As imagens da arquitetura, da gastronomia, do artesanato e das manifestações populares que ilustram os trabalhos foram feitas pelo fotógrafo Jorge Silva, com a participação da estudante Shirley da Silva Quandt, em duas fotos. Esta parceria só foi possível com o patrocínio do Edital de Apoio às Artes e à Cultura da Fundação Cultural de Joinville.

A ideia do projeto Sabor da Cultura surgiu com duas estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Sociesc que desenvolveram seu trabalho de conclusão de curso no Morro do Amaral, em fevereiro. As acadêmicas Shirley e Fátima A. P. Bértoli contaram com a coordenação das professoras Gabriela Morais Pereira e Giane para realizar a pesquisa. As moradoras da comunidade do Morro do Amaral foram decisivas para o sucesso do projeto, fornecendo receitas típicas que, impressas nos cartões postais, tornam-se um dos ingredientes do Sabor da Cultura. “A grande realização do trabalho é a possibilidade de chamar a atenção das pessoas para o Morro do Amaral, que é uma dos lugares mais antigos de Joinville e tem uma história muito importante”, destacou Giane.

Além do almoço e do lançamento dos cartões postais, no sábado as pesquisadoras solicitarão o tombamento da Igreja Senhor Bom Jesus. Localizado na avenida Kurt Meinert, o templo é um dos prédios mais antigos da ilha do Morro do Amaral.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.