Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 9182, publicada em 19/11/2009.


:Divulgação

Projeto beneficente teve início com os carteiros, em 1997

Papai Noel dos Correios mobiliza escolas

Mayara Silva



O Papai Noel dos Correios, projeto que ocorre há onze anos em Joinville, está de cara nova na edição de 2009. A partir desse ano, as cartas ao Papai Noel só poderão ser encaminhadas pelas instituições de ensino na qual o aluno pretendente esteja devidamente matriculado. A medida visa a acabar com as repetições de cartas e incentivar a redação dos alunos, assim como a permanência dos estudantes na escola.

Serão aceitas apenas as cartas enviadas por escolas, creches ou orfanatos (exceto instituições particulares). Poderão participar do projeto crianças de até dez anos de idade, podendo ser aceitas cartas escritas por adultos para crianças não-alfabetizadas. Esses são alguns dos itens do regulamento entregue em forma de ofício ao Secretário Municipal de Educação, Marquinhos Fernandes, visando ao esclarecimento sobre as mudanças no projeto esse ano.

Segundo o supervisor de atendimento da agência dos Correios do Centro, Nilton Abel da Costa, as duas agências que participam mais ativamente do projeto são a agência central – que mais incentiva e investe – e uma agência do bairro Itaum.

Nem todos os cidadãos, porém, foram informados sobre a mudança: várias cartas já chegaram aleatoriamente aos Correios, que já as estão disponibilizando para a adoção. Segundo Costa, a mudança tem que acontecer de maneira gradativa, pois as pessoas ainda não se acostumaram. A auxiliar de direção do CEI do bairro Adhemar Garcia, Benta Regina, diz que a instituição foi informada sobre as mudanças do Papai Noel dos Correios através da mãe de um aluno. “Temos umas duzentas crianças para ajudar”, afirma ela, que gostou do novo formato do projeto.

As cartinhas enviadas pelas crianças através das escolas ficarão expostas na agência dos Correios do Centro (rua Princesa Isabel, 394) e poderão ser abertas para leitura pelos candidatos a adoção. As pessoas interessadas em adotar uma carta deverão se dirigir até uma agência dos Correios a partir do dia 17 de novembro. Para se tornar Papai Noel nesse ano, deverão informar seu nome e telefone de contato, além de entregar o presente em lugar a ser definido pela agência até o dia 5 de dezembro.

O período para envio das cartas pelas instituições é de 16 a 20 de novembro e a entrega dos presentes será feita pelos próprios Correios até o dia 11 de dezembro.

O que é o projeto

Durante a época de Natal, os carteiros do Brasil inteiro sempre se depararam com inúmeras cartinhas enviadas por crianças, destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados com os pedidos, os carteiros se reuniam junto à comunidade para atender pelo menos uma parte daqueles pedidos. A iniciativa acabou se tornando o projeto Papai Noel dos Correios, sistematizado desde 1997 e adotado por todas as diretorias regionais espalhadas pelo Brasil. A agência dos Correios do Centro de Joinville aderiu ao projeto desde o início atendendo mais de oito mil crianças somente no Natal do ano passado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.