Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 01h03min   <<


chamadas

Matéria 9157, publicada em 12/11/2009.


:Divulgação

Evento reúne profissionais e cidadãos em Florianópolis

Em conferência, Santa Catarina discute a comunicação



Dando continuidade às idéias da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e ao tema principal (Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital), a Conferência Estadual de Comunicação (Conecom) será realizada nos dias 14 e 15 de novembro, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

A Confecom visa a debater e definir as diretrizes e ações que o poder público deve priorizar no setor de comunicação no país. Um dos primeiros passos para isso foi dado nas etapas municipais da conferência, que em Joinville aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, na Câmara de Vereadores. Naqueles dias, a 1ª Conferência Municipal de Comunicação e a Pré-Conferência de Comunicação e Cultura foi dividida em três eixos, discutindo e definindo diretrizes para as políticas públicas no município.

Um dos principais objetivos da Comissão Catarinense Pró-Confecom é chamar a atenção da população catarinense para exercer o direito à liberdade de expressão, que hoje é defendido somente no discurso dos grandes empresários midiáticos e seus colaboradores.

No sábado (14 de novembro), a programação começa às 8 horas com o credenciamento dos participantes e a abertura, e segue com os grupos de trabalho às 14 horas. As atividades encerram-se às 18h30. No domingo (15 de novembro), às 8h30, inicia a plenária final, com um debate das propostas levantadas pelos grupos de trabalho e apreciação das moções. As atividades encerram-se às 15 horas.

Os grupos de trabalho serão divididos em três eixos, somados a mais dois sub-eixos, totalizando seis grupos. O eixo de Produção de Conteúdo é ligado ao sub-eixo Produção de Conteúdo e Marco Regulatório e Propriedade. No eixo Meios de Distribuição, entra o sub-eixo Sistema Público e Estatal – Sistema privado. O último eixo, Cidadania: Direitos e Deveres, possui os sub-eixos Democratização da Comunicação e Educação Para a Mídia e Direito à Comunicação.

Qualquer pessoa – vinculada a uma instituição ou não – poderá participar, pois as discussões de políticas públicas para a comunicação são diretamente ligadas à cidadania não dependem da ocupação do participante para serem feitas. As inscrições poderão ser feitas no site até a meia-noite de quarta-feira (12 de novembro).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.