Há oito anos não se registra restauro ou reforma no Museu Casa Fritz Alt, em Joinville. Sob nova administração geral desde o início do ano e dirigido desde fevereiro pela artista plástica Linda Poll, no entanto, o museu tem sofrido mudanças tanto na parte externa, em seu entorno, quanto na parte estrutural, comprometida pelo tempo. Linda afirma que quando chegou ao museu, encontrou-o tomado pelo matagal e com sua ladeira de acesso coberta de lama, o que poderia trazer perigo aos visitantes. “Quando chovia, alagava toda essa parte externa porque quase não tinha mais brita”, acrescenta.
A restauração do museu é um projeto da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) para recuperar a edificação que o abriga no alto do morro na rua Aubé, no bairro Boa Vista. Os trabalhos mais recentes tiveram início em setembro, com a troca de alguns tacos soltos do piso, e continuaram com o barroteamento para nivelar o chão que estava torto na sala que, por enquanto, funciona como auditório. A implantação de um novo espaço para palestras e conferências também faz parte das obras, bem como a definição de um espaço para a biblioteca e para a reserva técnica. Como forma de compensar o lento andamento dos trabalhos, os próprios funcionários se uniram num mutirão e pintaram três salas do museu. Linda explica, por outro lado, que o investimento não se restringe ao espaço físico e prevê também ações de curadoria. Combinada à presença de uma reserva técnica – presente em todos os museus – a curadoria fará a identificação e a organização de todas as peças do acervo, permitindo que algumas obras sejam recolhidas enquanto outras serão combinadas em exposições temáticas pelo menos duas vezes ao ano. Atualmente, todo o acervo do museu está exposto.
Mestranda em Patrimônio e Sociedade, a acadêmica Rúbia Stein do Nascimento, de Curitiba, escolheu o Museu Casa Fritz Alt como objeto de sua pesquisa e tem dedicado parte do seu tempo às atividades da instituição. Ela promoverá no dia 26 de novembro o 1º Colóquio Casa Fritz Alt, evento que pretende conversar abertamente com a comunidade sobre o artista e suas obras, envolver pessoas que o conheceram e até resgatar fatos e informações desconhecidas. O objetivo desse colóquio é criar uma associação de amigos e reunir interessados em colaborar financeiramente com o museu. “Queremos adquirir recursos sem precisar toda hora recorrer ao institucional”, diz a diretora.
O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado no dia 9 de março de 1975, tendo como sede aquela que fora a residência do artista, construída em 1946 em parceria com o arquiteto Paul Helmuth Keller. O acervo do museu possui peças em bronze e gesso de diversos tamanhos. O Fritz Alt é, talvez, o menos conhecido e visitado museu da cidade. Para Linda, isso se deve ao descaso com a manutenção física do próprio prédio. “O fato de ele ter ficado tanto tempo necessitando dessa reforma afastou as pessoas daqui”, resume.
A diretora acredita que a divulgação da casa poderia ser auxiliada por projetos como o “Pedale com Fritz Alt”, que ocorreu em maio e percorreu, de bicicleta, um roteiro com as obras e os monumentos históricos do artista distribuídos pela cidade. Com o aniversário de 35 anos do museu sendo comemorado em 2010, os planos de Linda incluem retomar esse projeto e, para chamar a atenção da comunidade, colocar em andamento o “Percurso das Esculturas” e o “Múltiplos Olhares”, programas que devem fazer itinerância nas escolas com ajuda de material audiovisual e palestras técnicas.
Linda acredita que a adesão de Joinville ao Plano de Ação para as Cidades Históricas (PAC) do governo federal dará mais agilidade ao encaminhamento das obras e dos projetos. “É importante Joinville ser contemplado, porque isso trará recursos não só para nós do museu, mas para a cidade inteira”, explica. Há mais 23 projetos encaminhados à FCJ oriundos do Museu Fritz Alt, entre eles vários estudos para restauro das obras públicas expostas ao ar livre como o Monumento aos imigrantes (na Praça da Bandeira) e o Busto de Dona Francisca (na rua das Palmeiras). Ainda há um projeto voltado à acessibilidade e outro para a realização do Encontro de Escultores.