Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 9129, publicada em 05/11/2009.


:Divulgação

Guia veio encartado na edição de outubro da Imprensa

Guia Imprensa aponta Ielusc como o melhor curso em SC



No mês de outubro, encartado na revista Imprensa, chegou às bancas e aos assinantes o Guia Imprensa – As melhores faculdades de jornalismo do Brasil, edição especial que aponta os cursos de Jornalismo mais bem avaliados pelo mercado, os melhores projetos pedagógicos, infraestrutura e produtos laboratoriais, além de um panorama dos cursos superiores e do ambiente profissional em redações e assessorias de imprensa. O levantamento feito pelo Guia Imprensa aponta o curso de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc como o terceiro melhor do sul do país e o primeiro em Santa Catarina. O editorial da revista faz questão de identificar como fator diferencial de seu ranking as relações dos cursos com o mercado de trabalho: “Não é melhor que os louváveis programas oficiais de avaliação universitária. Ele é apenas diferente porque acrescenta ao método um componente essencial: o diálogo com as redações.”

A elaboração do Guia Imprensa começou a tomar corpo há pouco mais de um ano e ganhou dimensão prática a partir de sete estágios. O primeiro deles foi a localização dos cursos de Jornalismo, que revelou a concentração de 172 instituições na região Sudeste, seguida pelo Sul, com 60; o Nordeste oferece 55 opções, o Centro- oeste possui 28 faculdades e o Norte conta com 25 cursos. Para apurar informações sobre as faculdades, o Guia Imprensa fez uma seleção de freelancers em todas as cidades com cursos superiores. Esses profissionais foram escolhidos pela experiência que possuíam e não poderiam ter nenhuma ligação com as instituições avaliadas. O terceiro estágio da avaliação foi a visita aos cursos para que fossem analisados documentos, instalações, produtos laboratoriais, equipamentos, bibliotecas, projetos pedagógicos e grades de disciplinas, além de submeter os coordenadores de cursos a entrevistas.

Todas essas informações tiveram sua inclusão no sistema cadastral, alimentando um banco de dados especialmente preparado para receber o material coletado com os dados das instituições. Com objetivo de definir parâmetros finais de avaliação, o Guia Imprensa fez uma consulta profissional com especialistas de diversas áreas e estabeleceu uma escala de pontuação para as informações inicialmente coletadas. Assim, a avaliação do mercado profissional teve peso de 28% na pontuação e a infraestrutura respondeu por 27% da nota, seguidas pela consistência do projeto pedagógico e pela titulação e a experiência profissional do corpo docente, dois itens que tiveram peso de 16% na avaliação. A experiência do curso com jornais-laboratório em diversas mídias foi responsável por 8% da pontuação e a existência de programas de pesquisa fechou o quadro de avaliação com 5% de peso. Nessa definição de parâmetros também foram considerados os critérios oficiais estabelecidos pelo Ministério da Educação e indicadores pedagógicos mínimos.

O sexto estágio cumprido pelo Guia Imprensa foi a pesquisa profissional, onde editores de redações de todo o país responderam em quais universidades se formaram e quais as três que mais priorizam no momento de contratar um jornalista. O cruzamento das indicações gerou um índice regional e um índice nacional. Somando todos os critérios, como resultado o guia aponta as faculdades mais bem avaliadas do Brasil, os melhores cursos em cada região, as escolas mais respeitadas pelo mercado profissional e os pontos fortes de cada instituição.


Mencionado à página 43 do Guia Imprensa e ilustrado com uma fotografia de Charles Grigull que mostra os estudantes Juliano Reinert e Jackson Carvalho à bancada de apresentação do televisivo Jornal do Ielusc (acima), o Bom Jesus/ Ielusc é a terceira melhor instituição avaliada na região Sul, ficando atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dos cursos de Jornalismo oferecidos no estado, apenas o da Universidade Federal de Santa Catarina (em quinto, mas destacado pelo seu projeto pedagógico) e o da Universidade do Sul de Santa Catarina (em oitavo) figuram ao lado do Ielusc na listagem dos dez melhores. O Bom Jesus/Ielusc é também apontado como a 10ª instituição mais reconhecida pelo mercado na região Sul (embora no guia seja creditada equivocadamente como Associação Catarinense de Ensino, que sequer possui curso de Jornalismo).

As regiões Sul e Sudeste são as que mais concentram cursos de Jornalismo no país e, conforme o Guia Imprensa, muitos egressos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul partem para as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro em busca de boa colocação profissional. Apesar da ampla cobertura geográfica dada pelo guia, alguns cursos superiores de Jornalismo não participaram do levantamento. Houve instituições que não enviaram a tempo os documentos solicitados, faculdades cujo curso estava passando por reestruturações e até mesmo casos de escolas que não receberam as equipes de reportagem alegando que não fazia parte da política institucional submeter-se a avaliações não-oficiais. Dos 60 cursos identificados na região Sul, apenas dez faculdades localizadas no Rio Grande do Sul e no Paraná não foram contempladas na pesquisa em virtude de um ou outro motivo acima listado.

Embora o Guia Imprensa não tenha sido publicado integralmente na internet, a revista Imprensa divulgou notícia abordando a elaboração e a publicação do ranking, apontando de forma resumida as melhores instituições pesquisadas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.