Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 9115, publicada em 30/10/2009.


:edithderdyk.com.br

Edith Derdyk é a curadora da 39° edição da Coletiva

Estão abertas as inscrições para a Coletiva de Artistas



Foram prorrogadas até o dia 9 de novembro (segunda-feira) as inscrições para a 39° Coletiva de Artistas de Joinville. A mostra é um acontecimento bastante tradicional no calendário artístico nacional, promovido pela Fundação Cultural através do Museu de Arte de Joinville (MAJ). A coletiva tem como princípio a valorização e a divulgação do artista joinvilense e tem como tema, nesta edição, “O desenho na contemporaneidade”.

Os artistas interessados em participar da coletiva devem retirar a ficha de inscrição e o regulamento no Museu de Arte de Joinville (MAJ) ou solicitá-los pelo email maj@joinvillecultural.sc.gov.br. Serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de artistas nascidos ou radicados na cidade há pelo menos dois anos. Para inscrever-se, o candidato deverá entregar – impressos e em CD – ficha de inscrição e ficha cadastral preenchidas, currículo resumido e a descrição ou projeto da obra proposta. Não serão aceitas inscrições enviadas pelo correio ou via e-mail. Todo o material deve ser entregue pessoalmente no MAJ, localizado na Rua 15 de Novembro, 1400, no bairro América. Cada candidato ou grupo poderá apresentar até três propostas de trabalhos. A curadoria, por sua vez, selecionará até dez obras para integrar a mostra e figurar no respectivo catálogo. Cada trabalho selecionado receberá R$ 700 a título de participação na coletiva. O resultado será divulgado no dia 12 de novembro no site da Fundação Cultural de Joinville e a exposição dos trabalhos escolhidos ficará aberta ao público entre 24 de novembro e 17 de janeiro.

Neste ano, a curadoria da Coletiva de Artistas de Joinville foi confiada à artista plástica Edith Derdyk, que fez o lançamento oficial da mostra na quarta-feira (28 de outubro), em uma palestra na Cidadela Cultural Antarctica. Edith já realizou diversos trabalhos gráficos, escreveu e ilustrou três livros infantis e seus dois livros teóricos – Formas de pensar o desenho e O desenho da figura humana – foram publicados pela Editora Scipione. A artista também participou de exposições no Brasil e no exterior e, atualmente, ministra cursos livres e de aperfeiçoamento para professores no Instituto Tomie Ohtake, no Collégio das Artes e na Fullframe Escola de Fotografia, em São Paulo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.