Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 10h03min   <<


chamadas

Matéria 9093, publicada em 27/10/2009.


A leitura em destaque na Univille

Mayara Silva



Atingir de modo gradual e sistemático o interesse pela leitura e escrita é o objetivo do 13º Encontro do Proler em Joinville, 7º SEL – Seminário de Estudos da Linguagem, 8ª Jornada de Estudos Pedagógicos, 12º Ciclo de Debates e Leituras sobre Patrimônio e História e do 1º Fórum de Políticas e Leitura, que se estende até o dia 30 de outubro na Universidade da Região de Joinville (Univille).

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, Fapesc, Unimed, Sesc Joinville e Livraria Midas e vai oferecer palestras, mini-cursos, fórum de discussões, comunicações de pesquisas e apresentações culturais sobre a leitura e a produção textual. A semana começou com a apresentação artística Brincando de Bambalalão, com o grupo Gigi Anhelli e o grupo Bambalalão de São Paulo.

Foram efetuadas 475 inscrições para os mini-cursos, que vão desde o tema dos jogos e brinquedos educativos, até a sensibilização e organização de acervo em bibliotecas. Os trabalhos de comunicação científica puderam ser inscritos até o dia 19 de outubro, e foram selecionados por uma equipe técnico-científica. Eles tinham que estar relacionados às pesquisas em patrimônio material/imaterial, linguagem, pedagogia, história e leitura - grande tema do evento.

Segundo Taiza Mara Rauen Moraes, coordenadora do programa, a terça-feira (27 de outubro) teve o grande momento dessa 13º edição, com a palestra de Ana Miranda, “Resgate poético de nossa Língua: nosso rosto". A palestra abordou o contraste entre a língua portuguesa que chegou ao Brasil, os dialetos da língua, e toda a adequação dessas duas linguagens. A palestrante, colaboradora da revista Caros Amigos e do Correio Braziliense, já ganhou por duas vezes o Prêmio Jabuti - nos anos de 1990, e 2003 - e já teve livro traduzido para vários idiomas.

No dia 30, às 18 horas, paralelo ao evento, haverá o lançamento do site Joinville Literária, no Anfiteatro da Biblioteca da Univille. O lançamento será promovido pelo grupo de pesquisas SLITE.

Sobre o Proler

O Proler é o Programa Nacional de Incentivo a Leitura, criado para promover o interesse nacional pela leitura e escrita, considerando a sua importância para o fortalecimento da cidadania. O programa foi instituído em maio de 1992, através do Decreto Presidencial nº 519, sendo vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão do Ministério da Cultura.

O Proler-Univille surgiu durante o 1º Simpósio de Literatura promovido pelo curso de Letras, em outubro de 1992. Tal evento contou com a participação do poeta Affonso Romano de Sant'Anna, na época Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que sugeriu uma parceria da Univille com o Programa Nacional de Leitura. A partir de 1995, o Núcleo Proler–Univille se materializou. Entre as suas metas atuais estão a criação de um Centro de Referências sobre leitura, para sustentar atividades comunitárias aos públicos infantil, adolescente e idoso, em hospitais e centros comunitários.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.