Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 04h04min   <<


chamadas

Matéria 9091, publicada em 27/10/2009.


:Divulgação/Menino Caranguejo

Equipe do Menino Caranguejo organizou a mostra

É dia de animação em Joinville



Joinville está entre as 372 cidades brasileiras que participam da programação do Dia Internacional da Animação que acontece nesta quarta-feira, 28 de outubro. Em todo o Brasil, a partir das 19 horas, haverá projeções de filmes produzidos através das mais diferentes técnicas de animação. Em Joinville, o evento conta com a parceira do projeto Desenho Animado Ambiental, da Univille, que promove o 2º Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos às 18 horas, no Teatro Juarez Machado.

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) para comemorar o Dia Internacional da Animação (DIA). Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O objetivo do DIA é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.

Organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o Dia Internacional da Animação chega a sua sexta edição com mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos e visuais, além de palestras e exposições. Neste ano foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados. Destes, nove curtas foram selecionados para o programa oficial brasileiro, que será exibido em todas as cidades e em alguns países membros da Asifa.

A cidade de Joinville participa pela terceira vez do DIA e dá início à programação às 19 horas com a mostra local de animações. Depois serão exibidos Gole, O triste fim do boneco de neve, Em busca do Alaska perdido, Rufos, Retornável, O desmatamento, Solidariedade, Morro Verde e Luz, câmera, animação, produções selecionadas para o 2º Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil. Logo após será exibida a mostra nacional, seguida da mostra internacional, que incia às 21h30, encerrando com a entrega dos troféus Menino Caranguejo de Animação Estudantil.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.