Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 15h03min   <<


chamadas

Matéria 9049, publicada em 19/10/2009.


:Reprodução Orkut

Mariana Woj participou do estágio em agosto, em Brasília

Em estágio, os bastidores da Câmara dos Deputados

Jéssica Michels



A Câmara de Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-visita de Curta Duração. Este programa é realizado a cada 30 dias em Brasília e abre-se à participação de todos os estudantes universitários do país. Administrado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor), o estágio do programa acontece durante cinco dias quando os visitantes acompanham, de perto, o funcionamento da Câmara dos Deputados, as atividades das comissões técnicas, as sessões do plenário e o processo de elaboração das leis.

Para participar do programa, os estudantes interessados devem se inscrever junto a um deputado para que ele providencie a indicação. Os candidatos ao Estágio-visita precisam ter mais de 18 anos e estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas. O estágio proposto pelo programa não cria vínculo empregatício com a Câmara dos Deputados, que também não se responsabiliza por despesas com deslocamento do estudante até o Distrito Federal, garantindo apenas hospedagem e alimentação nos dias úteis.

As estudantes de Jornalismo do Ielusc Luana Isse de Freitas, Mélani Schmidt e Mariana Woj já participaram deste programa. Todas garantem que o Estágio-visita foi muito importante para a formação acadêmica. “Dá para se deslumbrar com esse mundo: muita informação, tudo grande, estruturalmente, e contato com pessoas que só se via nos jornais. O Estágio-visita é muito dinâmico e abre a cabeça”, resume Mélani, que se formou em março deste ano.

Luana IsseLuana Isse (foto ao lado), do 8º semestre, ressalta o aprendizado que obteve: “O Estágio-visita abre novos horizontes sobre a política. Além das informações e do treinamento, temos apoio de professores, palestrantes e da própria coordenação, sem contar o acesso livre ao Senado e à Câmara. Podemos ver de perto o que só vemos nos noticiários”, explica.

Mariana Woj fez o estágio em agosto deste ano e soube do programa graças à amiga Luana. “Pouco depois, comecei a trabalhar com o deputado José Carlos Viera e perturbei até ele assinar minha indicação”, lembra. Mariana diz que através do programa adquiriu muito conhecimento sobre os trabalhos que são realizados na Câmara.

Cada deputado poderá indicar, por ano, até dois universitários para integrar o programa, que será formado por turmas de 50 alunos. Ao final do estágio, os acadêmicos que tiverem efetiva frequência recebem um certificado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.