Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 20h04min   <<


chamadas

Matéria 9038, publicada em 19/10/2009.


:Eduardo R. Schmitz

Louise Cristine utiliza o próprio corpo na obra

Últimos dias para visitar a exposição Pretexto

Eduardo R. Schmitz



Esta é a última semana para visitar a exposição Pretexto Nacional de Fotografia, que permanece aberta até o dia 23 de outubro (sexta-feira). Os trabalhos estão expostos desde o dia 8 de setembro na Galeria de Arte Victor Kursancew, anexa à Casa da Cultura de Joinville. As obras da Pretexto utilizam recursos de fotografia em sua construção, associados às habilidades específicas de cada artista como pintura e performance.

Uma característica marcante dessa coletiva é a presença do artista na obra, como acontece no trabalho de Priscila dos Anjos, composto por auto-retratos mostrando suas diversas faces. A técnica fotográfica utilizada explora o tema da identidade, evidenciado também na obra de Louise Cristine: ela utiliza fotografias do próprio corpo com um interruptor de liga-desliga e de uma frigideira para criticar a relação da mulher com o estereótipo do trabalho doméstico.

As obras da exposição Pretexto foram realizadas por artistas que moram e residem em Joinville como Adriana Vintén, Eduardo Coelho, Jorge Silva, J.W. Kielwagen, Larissa Miiler, Louise Cristine, Mirian Lima, Priscila dos Anjos, Ricardo Ledoux, Rogério Negrão, Sérgio Adriano e Coletivo?, totalizando 12 nomes. No dia 16 de outubro, os participantes da mostra voltaram à galeria para um bate-papo com o público sobre as impressões, repercussões e detalhes do processo criativo dos seus trabalhos.

A exposição Pretexto Nacional de Fotografia é uma parceria da Casa da Cultura de Joinville e da Galeria de Arte Victor Kursancew com o Sesc. A galeria fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas. A entrada é gratuita.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.