Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 9033, publicada em 15/10/2009.


:Fabricio Porto

Em cena, dois miseráveis brigam por um sapato

Dois perdidos numa noite suja estreia em Joinville



Em uma inédita parceria entre as companhias La Trama e Cia. Rústico Teatral, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) apresenta a peça Dois perdidos numa noite suja, escrita por Plínio Marcos. Dirigida por Amarildo de Almeida, a peça foi aprovada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) via Edital de Apoio às Artes e terá sua estréia na sexta-feira (16 de outubro), às 20 horas, no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), na Cidadela Cultural Antarctica.

Dois perdidos numa noite suja é uma das peças mais montadas de Plínio Marcos e, além do Brasil, foi encenada na França, na Alemanha, na Inglaterra e nos Estados Unidos, além das adaptações feitas para o cinema. A mais recente delas foi realizada em 2002, com Débora Fallabella e Roberto Bomtempo nos papéis principais.

O texto da peça narra a história de dois sujeitos completamente diferentes que se cruzam por acaso e acabam dividindo o aluguel de um quarto. Tonho e Paco são dois estranhos que trabalham num mercado e dividem esse espaço sujo e pequeno. Tonho buscou a cidade em busca de emprego e Paco, metido a malandro, está sempre querendo ridicularizar Tonho. Nesse encontro que se desestabiliza por conta de um simples par de sapatos, Plínio Marcos aborda temas como a marginalidade e a diferença de valores sociais, expondo a turbulenta convivência dos dois personagens – motivo pelo qual a peça é recomendada a um público adulto, maior de 16 anos. Ao mesmo tempo em que escancara esses assuntos, Dois perdidos numa noite suja também sugere várias dúvidas, levando os espectadores a compreender a peça de maneiras diferentes.

O malandro Paco é vivido por Samuel Kühn, ator e diretor da Cia. Rústico teatral, que também trabalha como coordenador do Ensino Fundamental do Bom Jesus/Ielusc. Cristóvão Petry, que interpreta Tonho, é ator e produtor da La Trama Cia. Teatral e atualmente ocupa o cargo de gerente de Difusão Cultural e Eventos da Fundação Cultural de Joinville.

Dois perdidos numa noite suja ficará em cartaz nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de outubro, fechando a temporada na Ajote em 1º de novembro, domingo. As apresentações acontecem sempre às 20 horas e as entradas custam R$ 16, embora possam ser adquiridas por R$ 12, antecipadamente, na Livraria Midas. Estudantes, idosos e assinantes do Clube RBS pagam meia entrada.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.