Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 17h03min   <<


chamadas

Matéria 8962, publicada em 07/10/2009.


:Divulgação

Evento de cultura e arte é uma iniciativa nacional da UNE

Universitários de Joinville promovem o Cuca

Mayara Silva



Articular uma rede de artistas e estudantes que possam produzir e divulgar cultura e arte de uma maneira livre é o principal objetivo do Cuca – Circuito Universitário de Cultura e Arte promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Em Joinville, o circuito inicia hoje (7 de outubro) e vai até sábado, dia 10. O Cuca é realizado em nível nacional e tem núcleos espalhados pelo Brasil inteiro, exceto em Rondônia e em Santa Catarina. O evento em Joinville, por isso, também tem como meta alcançar um nível maior de organização para conseguir mais autonomia com relação à prefeitura, visando a estabelecer uma sede na cidade.

O Cuca, informa o blog, acontecerá de maneira itinerante entre a Univille, a Udesc e o Ielusc entre os dias 7, 8, 9 e 10 de outubro, respectivamente, trazendo na programação apresentações de música e dança, mostra de curtas-metragens, exposição de fotos e shows de pirofagia. A exposição de trabalhos alternativos e artesanais ocorrerá através do projeto Feirinha Livre, que visa a proporcionar visibilidade aos trabalhos dos artistas e artesãos da região. Para realizar essa programação, o Cuca conta com o apoio do Sesc (na mostra de curtas) e da Prefeitura Municipal de Joinville (com som e a liberação de espaços).

Uma das organizadoras do circuito na cidade, a acadêmica de História Maria Elisa Horn Iwaya explica que já houve outros Cucas em Joinville, mas eram eventos tão pequenos e mal divulgados que muitas pessoas sequer souberam do que se tratava. “Uma pessoa tocava música na cantina e acabou: era só isso”, lembra. “Acho que não dá para chamar isso de circuito”. Por outro lado Maria Elisa afirma que, por serem pequenos, esses eventos poderiam ser feitos semanalmente, o que se torna impossível com um evento maior como o que agora se apresenta.

Promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univille e pelo Diretório Acadêmico Nove de Março (Danma) da Udesc, o Cuca tem entre seus organizadores Daniela Alves Machado (presidente do DCE), Edemar Vieira Junior (coordenador geral do Danma), Luiz Cesar Cassol (Udesc) e Emanuelle Carvalho (acadêmica de Jornalismo do Ielusc). As atividades do circuito, diz Maria Elisa, também servirão para divulgar a Conferência Municipal de Comunicação, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, na Câmara de Vereadores de Joinville.

Em Joinville, o Cuca contará com a presença de representantes do Movimento Passe Livre, do Grupo de Estudos e Práticas Anarquistas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Sindicato dos Petroleiros de Santa Catarina.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.