Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 8934, publicada em 30/09/2009.


:Charles Grigull

Doações podem ser feitas na Secretaria Acadêmica, no Centro

Ielusc arrecada alimentos para Apae

Ludimila Castro



O Ielusc promove, até o dia 16 de outubro, uma campanha de arrecadação de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Há dois postos de coleta na instituição: um na Unidade Saguaçu e outro na Secretaria de Ensino Superior, na Unidade Centro. A iniciativa foi proposta por 12 estudantes de Nutrição que estagiam na Apae de segunda a sexta-feira. O trabalho faz parte da disciplina de Estágio de Nutrição Social 1, do 6º período. O objetivo da campanha é aproveitar as doações para diminuir as despesas da Apae com alimentação, que chegam a R$ 8 mil mensais.

A divulgação da campanha foi feita inicialmente pelas alunas do curso, visitando as salas de aula das turmas de Nutrição e Educação Física, na unidade Saguaçu. No Centro, um comunicado foi colocado nos murais. Nos primeiros dias de arrecadação, não houve doações nos períodos vespertino e noturno. “Quanto mais doações conseguirmos, melhor”, afirmou a professora Luciene Viana Nunes, que coordena a campanha.

A Apae está com dificuldades financeiras para atender seus 367 alunos especiais. A instituição oferece alimentação, educação e tratamento a crianças e adultos. Em agosto, a presidente da associação, Heloisa Walter de Oliveira, ocupou o plenário da Câmara de Vereadores para solicitar o credenciamento da Apae junto ao SUS e o pagamento dos serviços clínicos prestados. A proposta está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Saúde.

As estagiárias de Nutrição elaboraram uma lista de produtos alimentícios como sugestões para doação. As dicas incluem extrato de tomate, arroz, feijão, café, fubá, gelatina, leite, farinha láctea, pudim, sucrilhos, bolacha, vinagre, creme de leite, maisena e fermento. A entrega dos alimentos arrecadados ocorrerá no dia 29 de outubro, na Rua José Elias Guiliari, nº 3, no bairro Boa Vista – endereço da Apae.

Apesar da campanha de arrecadação de alimentos promovida pela turma de Nutrição, a Apae disponibiliza outras formas de captar colaborações. Uma delas é via telemarketing: a instituição entra em contato telefônico e busca a doação. Também é possível ajudar a associação via conta de energia elétrica da Celesc – com o valor creditado na fatura – e através de depósito no Banco do Brasil (agência 3155-0, conta 4.260/9).

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.