Desde 2006, mais de mil livros emprestados não voltaram para as prateleiras da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. Por esse motivo, a instituição está empenhada na campanha de conscientização para a devolução, intitulada “Independência dos Livros”. A principal ação desta campanha se estende até o dia 30 de setembro e é chamada de “Quinzena do Perdão”, quando os usuários inadimplentes podem devolver o material emprestado sem a cobrança da multa correspondente ao atraso – basta apenas atualizar os dados cadastrais.
Segundo o bibliotecário Luciano Alves, a prioridade da campanha é a recuperação dos exemplares do acervo. “Nós não visamos lucros mas, sim, que as obras retornem”, explica. Alves ainda ressalta que com a multa habitual de R$ 1 por dia de atraso, muitas pessoas simplesmente não retornavam mais à biblioteca devido à dificuldade de saldar uma dívida que se acumulou ao longo de meses de inadimplência. Outros usuários, no entanto, já devolveram seus livros e aprovaram a iniciativa, principalmente porque puderam retomar o hábito do empréstimo. Desde o início da campanha, no dia 15 de setembro, 30 livros já foram restituídos em função do perdão das multas.
O bibliotecário explica que, possivelmente, a biblioteca pública realizará mais ações como estas. “São 1.123 títulos que não retornaram. Este é um numero considerável e que deixa um grande furo no acervo, pois algumas obras são únicas e outras são bastante procuradas”, afirma.