Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 8916, publicada em 24/09/2009.


:Jéssica Michels

Alves espera que as obras emprestadas retornem ao acervo

Biblioteca perdoa multas na devolução de livros



Desde 2006, mais de mil livros emprestados não voltaram para as prateleiras da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. Por esse motivo, a instituição está empenhada na campanha de conscientização para a devolução, intitulada “Independência dos Livros”. A principal ação desta campanha se estende até o dia 30 de setembro e é chamada de “Quinzena do Perdão”, quando os usuários inadimplentes podem devolver o material emprestado sem a cobrança da multa correspondente ao atraso – basta apenas atualizar os dados cadastrais.

Segundo o bibliotecário Luciano Alves, a prioridade da campanha é a recuperação dos exemplares do acervo. “Nós não visamos lucros mas, sim, que as obras retornem”, explica. Alves ainda ressalta que com a multa habitual de R$ 1 por dia de atraso, muitas pessoas simplesmente não retornavam mais à biblioteca devido à dificuldade de saldar uma dívida que se acumulou ao longo de meses de inadimplência. Outros usuários, no entanto, já devolveram seus livros e aprovaram a iniciativa, principalmente porque puderam retomar o hábito do empréstimo. Desde o início da campanha, no dia 15 de setembro, 30 livros já foram restituídos em função do perdão das multas.

O bibliotecário explica que, possivelmente, a biblioteca pública realizará mais ações como estas. “São 1.123 títulos que não retornaram. Este é um numero considerável e que deixa um grande furo no acervo, pois algumas obras são únicas e outras são bastante procuradas”, afirma.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.