Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 8905, publicada em 23/09/2009.


:Divulgação

Primavera dos Museus mobiliza instituições em todo o país

Evento propõe um olhar reflexivo sobre os museus



Iniciam em Joinville, na sexta-feira (25 de setembro), as atividades propostas pela 3ª Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), evento anual que tem o objetivo de enfatizar a importância dessas instituições como espaços de diversidade cultural e do direito à memória. Em ação conjunta do governo federal e dos municípios – em Joinville, representado pelas unidades da Fundação Cultural (FCJ) – o Ibram convocou museus de todo o país para organizar uma programação que reconhecesse a cultura como um direito humano expresso nos modos de vida e nas motivações, nas crenças religiosas, nos valores, nas práticas, nos rituais e nas identidades.

Com o tema “Museus e Direitos Humanos”, a edição desse ano vai promover shows, palestras, seminários, exposições, visitas guiadas e oficinas, entre outros eventos culturais. Em Joinville, a programação elaborada pela FCJ prevê atividades que acontecem entre os dias 25 e 27 de setembro no Museu Nacional de Imigração e Colonização, Museu de Arte, Museu Arqueológico de Sambaqui, Estação da Memória e Casa da Memória. Algumas das apresentações culturais propostas foram financiadas pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), através do Edital de Apoio às Artes e à Cultura, que visa a estimular a produção e a execução de projetos culturais relevantes para a cidade.

As atividades da Primavera dos Museus iniciam oficialmente às 19 horas, na Estação da Memória, com a mesa redonda “Patrimônio cultural e diversidade étnica”, com participação de especialistas, mestres e doutores na área. Durante seus três dias de programação, a edição local do evento ainda oferece à comunidade, gratuitamente, exibição de filmes e documentários, recital de piano, piquenique ecológico e um sarau noturno no Cemitério dos Imigrantes. A programação encerra no domingo, dia 27, com um bate-papo com os artistas Fábio Salun e Grupo P.S., na sala de cinema da Cidadela Cultural Antarctica.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.