Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 16h04min   <<


chamadas

Matéria 8892, publicada em 18/09/2009.


:Divulgação

Carros com acesso facilitado começam a circular em outubro

Ônibus a gás e rebaixados chegam a Joinville



Duas novas opções para o transporte coletivo joinvilense serão apresentadas neste sábado (19 de setembro), na praça Dario Sales. Em comemoração à Semana do Trânsito, serão mostrados à comunidade o ônibus com o piso rebaixado e o coletivo movido a gás. Ambos são protótipos e devem entrar em circulação, respectivamente, no próximo mês e em 2010.

As inovações do low-floor – piso baixo, em inglês – têm o objetivo de melhorar a acessibilidade dos passageiros. Os ônibus da Transtusa têm 50 centímetros a menos de altura que os veículos atualmente em circulação, são movidos a diesel, possuem rampa para cadeirantes, catraca central, rebaixamento de suspensão dianteira e informações em braile para deficientes visuais. “Os novos ônibus podem ajudar todos os públicos, não só os deficientes, mas também pessoas que quebraram a perna, por exemplo”, explica Clailton Breis, do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Desenvolvimento Sustentável (Ippuj).

Muitos usuários têm dificuldades para subir os degraus dos ônibus. Atendendo a solicitações do Ippuj e cumprindo determinações da lei federal de acessibilidade, 50 veículos da frota que circula em Joinville estão sendo adaptados para atender essa demanda. As empresas de transporte coletivo compraram dez modelos rebaixados e todos estão em produção na fabricante, a joinvilense Busscar.

O projeto do ônibus a gás é brasileiro: a Petrobras e a fabricante Busscar fizeram uma parceria para desenvolver o veículo abastecido com um combustível menos poluente que os convencionais diesel, álcool e gasolina. O motor automático funciona na parte traseira e o tanque de armazenamento comporta 80 quilos de gás – o suficiente para rodar 300 quilômetros com autonomia. Para Breis, os ônibus a gás fazem diferença na escala de impacto ambiental pois ajudam a diminuir a poluição.

Espera-se apenas a liberação da Petrobras para que o ônibus comece a operar em Joinville. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o novo coletivo deve começar servindo a linha Itaum, que liga a zona sul com a região central e transporta, diariamente, cerca de 18 mil pessoas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.