Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 8889, publicada em 18/09/2009.


Curso Abril de Jornalismo busca novos talentos



Um dos cursos mais disputados entre recém-formados de todo o Brasil recebe inscrições até 30 de setembro. O 27º Curso Abril de Jornalismo está requisitando novos talentos para trabalharem na editora. O curso, gratuito, acontecerá no período de 27 de janeiro a 3 de março de 2009, em São Paulo, e tradicionalmente registra 50 candidatos para cada uma das 50 vagas oferecidas. Em 26 anos de programa, a Abril já treinou cerca de 1,7 mil profissionais egressos dos cursos de Jornalismo e Design.

O curso teve início em 1968, com 100 candidatos e o objetivo de aprimorar as técnicas do jornalismo semanal em revista. A primeira equipe da Veja surgiu com os 50 profissionais que continuaram na editora após o término desse treinamento. Retomado em 1984, o curso ampliou a sua área de abrangência e, em 1993 formava, além de jornalistas, fotógrafos e designers. Ainda neste ano foi produzida uma revista laboratório, e mais tarde, além da edição impressa, o curso passou a contar com uma nova modalidade: a internet. Em 2005 o projeto foi reestruturado com o intuito de equilibrar o envolvimento da vida real com os ensinamentos adquiridos na graduação.

Esse ano, o concurso apresenta algumas modificações. A principal dela é que graduados em 2008 ou em 2009 de qualquer curso podem disputar as vagas para texto, design, fotografia, vídeo e mídias digitais. Cada uma dessas áreas prevê diferentes requisitos no momento da inscrição, entretanto para todas é necessário o cadastro do currículo no sistema online. O regulamento com todos os dados pode ser visto no site do curso.

O processo de seleção ocorre em duas etapas: na primeira, há análise dos textos e dos trabalhos enviados pelos candidatos. Os textos serão avaliados segundo critérios de correção ortográfica, clareza, concisão e estilo. Os trabalhos de fotografia, design, vídeo e mídias digitais serão avaliados segundo os critérios de qualidade técnica e criatividade. Os candidatos selecionados para a segunda fase serão avisados por telefone e convidados a uma entrevista pessoal com profissionais da Editora Abril em São Paulo e em outras capitais do país. As entrevistas serão agendadas no momento da notificação por telefone até o final de novembro de 2009. Os resultados finais serão divulgados na segunda semana de dezembro de 2009.

Durante as cinco semanas do programa, sob a orientação dos profissionais da editora, os candidatos selecionados produzem material jornalístico para revistas e sites vinculados à Abril. Além disso, eles assistem a palestras de convidados renomados e participam de oficinas sobre os diferentes segmentos do mundo jornalístico. O resultado dessa experiência dá origem à Revista Plug, uma publicação anual dedicada ao debate das principais ideias e das melhores práticas jornalísticas demonstradas durante o curso.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.